O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (3) projeto de lei que atualiza a Política Nacional sobre Mudança Climática. Além de resolver a pedalada climática criada pelo governo federal, a matéria, relatada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), também garante efetividade ao cumprimento do Acordo de Paris.
Na leitura do relatório, Wagner defendeu que, “no lugar de uma postura equivocada ou tímida na agenda climática, o Brasil precisa se colocar com a envergadura do potencial de impacto econômico intrínseco a essa agenda. Do contrário, o país permanecerá isolado e na contramão da história”.
O parlamentar baiano pontuou que o Brasil, que tem a maior biodiversidade do mundo, não pode estar excluído das grandes mesas de negociação sobre questões ambientais. “Aqui na COP-26, em Glasgow, fica cada vez mais evidente que uma economia verde e de baixo carbono se transformou em agenda emergencial e planetária”, destacou o senador, que está na Escócia participando da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.