Senado confirma decisão do STF sobre prisão cautelar do senador Delcídio

Senado confirma decisão do STF sobre prisão cautelar do senador Delcídio

O plenário do Senado referendou a decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de prender preventivamente o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), acusado de obstrução de justiça. A decisão foi tomada por 59 votos a 13, com uma abstenção, na noite desta quarta-feira (25), cerca de 15 horas após a prisão do senador pela Polícia Federal.

 

Reunido desde o final da tarde em sessão exclusiva para apreciar a questão, o plenário definiu, antes de analisar a prisão do senador, se essa votação seria aberta ou secreta. A maioria decidiu pelo voto aberto.

A prisão de Delcídio foi determinada pelo ministro do STF, Teori Zavascki, e confirmada pela segunda turma, a pedido da Procuradoria-Geral da República, a partir de gravação de conversa na qual o senador estaria articulando a fuga do País de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras preso em Curitiba pela Operação Lava Jato.

 

Segundo a Constituição, cabe às Casas legislativas referendar ou não a prisão de parlamentar em exercício de mandato (artigo 53, parágrafo 2º).

To top