Senado debaterá espionagem à Petrobras

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (10) requerimento que solicita a ida de três ministros de estado e da presidente da Petrobras, Graça Foster, ao colegiado para discutir as denúncias de espionagem praticada pelos Estados Unidos à petrolífera estatal brasileira.

Reportagem exibida pelo Fantástico no último domingo revelou que novos documentos classificados como secretos e que vazaram da Agência de Segurança Nacional (NSA) mostram que a Petrobras, quarta maior petroleira do mundo, foi espionada.

O requerimento aprovado na CAE pede que os ministros da Defesa, Celso Amorim, das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Siqueira, participem de audiência pública conjunta com a Comissão de Relações Exteriores. Como o requerimento trata de um convite, nenhum deles é obrigado a comparecer.

A presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, também foi chamada a prestar esclarecimentos sobre as medidas de segurança para o leilão do campo do pré-sal de Libra, previsto para ocorrer em outubro.

Informações do G1

Leia mais:

Wellington: se espionagem afeta competição, leilão de Libra deve ser suspenso

Se comprovada espionagem, foi por “interesses econômicos e estratégicos”


To top