O andamento dos trabalhos na preparação da cidade de Belém para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) será tema de debate na Comissão de Meio Ambiente (CMA). A audiência pública foi solicitada pelo líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), nesta quarta-feira (6/3).
A ideia é colocar na mesa os desafios enfrentados nas três esferas de governança: federal, estadual e municipal, na preparação da Conferência Climática, a ser realizada pela primeira vez, numa cidade brasileira de porte médio e contexto amazônico.
De acordo com o senador, quanto maior for o engajamento em torno desse projeto, maior será o reconhecimento internacional do Brasil no enfrentamento à crise climática.
“Nosso esforço é garantir a presença de representantes da Casa Civil, dos ministérios das Relações Exteriores, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estado e município”, afirmou o senador Beto Faro.
A conferência está marcada para novembro de 2025 e deverá rever acordos firmados, o alcance de metas globais e repactuar os compromissos que não foram atingidos pelos países membros.
O evento é crucial para discutir políticas, metas e compromissos relacionados à redução na emissão de gases do efeito estufa na proteção do planeta.