Internacional

Senado deve debater reação à tarifa de Trump e impacto sobre relações bilaterais com o Brasil

Senador Beto Faro pretende debater atitude do governo norte-americano na próxima sessão do Senado Federal, na próxima semana

Alessandro Dantas

Senado deve debater reação à tarifa de Trump e impacto sobre relações bilaterais com o Brasil

Beto Faro pretende levar discussão sobre tarifas dos Estados Unidos ao plenário

Com pedido de urgência, o senador Beto Faro (PT-PA) apresentou nesta quinta-feira (10/7), requerimento para transformar a próxima sessão do Senado Federal em Sessão de Debates Temáticos, para discutir as recentes medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.

A iniciativa ocorre no contexto da repercussão causada pela proposta de elevação de tarifas de importação em até 50% sobre produtos brasileiros, aliada a declarações públicas consideradas ofensivas ao sistema democrático e jurídico brasileiro.

De acordo com o senador, a nova tarifa aplicada ao Brasil – que poderá atingir setores industriais estratégicos e as manifestações de Trump –, coloca em dúvida a legitimidade dos processos judiciais relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, nos quais as sedes dos Três Poderes foram invadidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bancada petista com Lula contra agressão de Trump ao Brasil

O documento reforça que os réus estão sendo julgados com base no devido processo legal, em observância aos princípios constitucionais da ampla defesa e da presunção de inocência, e destaca que a resposta institucional brasileira à tentativa de ruptura institucional evidenciou a resiliência das instituições democráticas.

O requerimento também contextualiza a relevância das relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, que somam mais de dois séculos de cooperação bilateral.

Segundo Beto Faro, a medida anunciada por Trump contraria compromissos multilaterais firmados por ambos os países, em especial os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC), como os da não discriminação, previsibilidade e concorrência leal.

Lula: “O Brasil é um país soberano com instituições independentes”

Estudo citado no texto aponta que, desde 2009, o Brasil vem registrando sucessivos déficits na balança comercial com os EUA, com prejuízo acumulado de aproximadamente US$ 88 bilhões no comércio de bens. Caso mantida, a nova tarifa poderá afetar diretamente mais de 10 mil empresas exportadoras brasileiras, com impacto significativo nos segmentos de aeronaves, autopeças, siderurgia, carnes e derivados de suco de laranja.

A proposta do senador Beto Faro prevê um debate ampliado com a participação de representantes do Executivo, especialistas em comércio internacional e diplomatas, com o objetivo de analisar os possíveis desdobramentos da medida tarifária e seus reflexos na relação estratégica entre os dois países. O requerimento aguarda deliberação da Mesa Diretora do Senado para definição da data da sessão temática.

To top