Senado discute concessão e obras nos aeroportos

A concessão dos aeroportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP) e Brasília foi um processo necessário e seguiu o modelo das parcerias público-privadas (PPP) aprovado pelo Congresso Nacional. “É compreensível que alguns setores critiquem, mas os números não mentem: o sucesso do leilão vai prosseguir no funcionamento dos terminais”.

É o que garante o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que participará da audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) sobre o processo de concessão dos três aeroportos, nesta quinta-feira, às 9 horas.

Realizada no início de fevereiro, a concessão rendeu cerca de R$ 24 bilhões ao governo federal. Porém, para o senador Francis Dornelles (PP-RJ), que requereu a audiência pública, é importante esclarecer se os novos concessionários terão condições de “atingir a qualidade do serviço pretendida”, já ele que considera elevados os percentuais da receita líquida que serão destinados ao governo pelos parceiros privados vencedores dos leilões.

O Concessionário de Guarulhos pagará ao Governo 97% da receita líquida auferida com a exploração do aeroporto, enquanto o de Brasília pagará 94%.

“Administrar aeroporto é muito mais que viabilizar pousos e decolagens. Há toda uma gama de serviços — lojas, cinemas, restaurantes — que vêm se somar ao faturamento”, lembra Delcídio.

Copa 2014

Já o andamento das obras nos aeroportos para a copa de 2014 será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA), nesta terça-feira (28/02), às 9 horas.

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