Senado lembra centenário do ex-senador Alcantara e Silva

Senado lembra centenário do ex-senador Alcantara e Silva

Em sessão especial realizada nesta sexta-feira (13/04), o Senado prestou uma homenagem ao ex-senador e ex-governador do Ceará José Waldemar Alcântara e Silva no centenário de seu nascimento. A homenagem teve iniciativa do senador José Pimentel (PT-CE). Nascido em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, em 12 de abril de 1912, Alcântara e Silva faleceu em 10 de dezembro de 1990.

O presidente do Senado, José Sarney, em pronunciamento do lido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a sessão, manifesta sua gratidão pelos atos de Alcântara e Silva na medicina e na política, “sempre com o objetivo maior de servir ao povo, de trabalhar pelo bem comum”. A presidência da Casa destaca a atuação de Waldemar Alcântara como deputado estadual e federal, secretário de Educação e Saúde, senador, vice-governador e governador do Ceará.

“José Waldemar Alcântara e Silva tinha como eixo principal de sua atuação política o desenvolvimento econômico e social do Ceará e do nordeste do Brasil, com especial dedicação às áreas de saúde pública e educação”, afirma Sarney no pronunciamento lido por Paulo Paim.

pimentel_1402bO senador José Pimentel (PT-CE) classificou o ex-parlamentar como “um dos construtores do Ceará” e salientou a preocupação social que o levou à vida política, além de sua participação ativa na criação da Faculdade de Medicina de Fortaleza, do Instituto dos Cegos do Ceará e do Instituto do Câncer do Ceará.

“Em sua virtuosa vida pública, ofereceu o testemunho inconteste e cotidiano de suas convicções acerca da arte da política. A política humanizada, que parte do ser humano e que a ele retoma como forma de mitigar as imponderáveis adversidades da existência, marcou a atuação pública desse cidadão. Um verdadeiro humanista, a um só tempo austero, firme e sensível. Um homem de seu século, capaz de prospectar e antecipar o futuro”, afirmou José Pimentel.

José Pimentel ainda lembrou da atuação de José Waldemar Alcântara e Silva no Senado, onde denunciou as condições sanitárias do país e defendeu a medicina preventiva. Na avaliação de Pimentel, a esperança do político no progresso do Nordeste ressoa na atualidade, quando a região tem recebido “atenção especial do governo federal, de uma forma inédita na nossa República”.

“Acredito que, esteja onde estiver, certamente está feliz, pois o seu sonho de Nordeste como uma região forte e produtiva veio, ao longo dos últimos anos, se concretizando”, disse o senador.

Com informações da Agência Senado

Fotos: Victor Soares 

To top