Em uma votação simbólica – e rápida – os senadores aprovaram, na noite desta terça-feira (25), a Medida Provisória (MP) 626/2013 que abre crédito extraordinário de R$ 2,531 bilhões para o Fundo de Financiamento para Estudantes do Ensino Superior (Fies). A matéria agora segue para a promulgação.
O Fies permite que o Ministério da Educação ofereça empréstimos a juros mais baixos aos alunos que queiram frequentar um curso superior privado. Na exposição de motivos da matéria, o Governo Federal assinalou que a suplementação de recursos é essencial para assegurar a continuidade de acesso de estudantes ao ensino superior não gratuito, por meio do pagamento de novos financiamentos e de aditamentos de financiamentos já contratados.
Nos últimos três anos, o número de interessados em participar do programa cresceu de forma “exponencial”, quando os juros foram reduzidos de 6,5% para 3,4% ao ano. O prazo para quitação da dívida dos estudantes, que antes era de duas vezes o período do curso, passou a ser de três.
Com agência de notícias
Leia mais:
Senado retoma votações em 2014 com pauta do plenário trancada