Senador Aníbal representa Senado em cerimônia do Dia da Bandeira

Vice-presidente do Senado, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) representou, nesta segunda-feira (19/11), a presidência do Senado Federal na tradicional cerimônia realizada pelo Congresso em comemoração ao Dia da Bandeira – o hasteamento do Pavilhão Nacional.

Ao som do Hino Nacional e do Hino da Bandeira, executados pela Banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Dragões da Independência), com acompanhamento do Coral dos Alunos do Colégio Militar de Brasília e do Coral do Senado, o senador Aníbal Diniz hasteou o Pavilhão Nacional. Ele destacou a importância da solenidade. “Trata-se de um evento significativo porque a bandeira é o símbolo mais importante do país. Esta cerimônia significou uma grande honra para mim. Representar o presidente do Senado Federal em uma solenidade que existe desde 1889 é motivo de grande orgulho para qualquer mandato”, afirmou.

Solenidade

Um dos principais símbolos do Brasil, a bandeira nacional reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos de acordo a com a legislação, entre eles o tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas e da faixa central. A data comemorativa de 19 de novembro para o Dia da Bandeira foi instituída em 1889, logo depois da Proclamação da República.

Nesta segunda-feira, o ato cívico contou com o desfile das Bandeiras Históricas, a apresentação dos Corais do Senado Federal e do Colégio Militar de Brasília, acompanhados pela Banda do Regimento de Cavalaria de Guarda, e a apresentação de para-quedistas da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, que desceram no gramado em frente ao Congresso, sob aplausos do público presente. O ponto alto da solenidade aconteceu ao meio-dia, com o hasteamento do Pavilhão Nacional.

Participaram da cerimônia autoridades do governo, parlamentares, representantes das Forças Armadas e alunos regularmente matriculados no ensino fundamental das escolas públicas e particulares do Distrito Federal.

Agência Senado

Foto: Agência Senado

To top