Janaína Santos

Na manhã deste domingo, 05, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou de um café da manhã promovido pelo prefeito César Resende, em Rosário do Catete. O encontro também contou com as presenças dos ex-prefeitos Laércio Passos e Wagner Quintela, dos vereadores Elysson Santana (presidente da Câmara), Edilson Oliveira (Dicinho), Antônio Carlos (Kallu), Rosivaldo Santos (Dunga), Eduardo Mendonça (Duca),Mara Dantas (Mara da Farmácia), de todos os secretários municipais e lideranças locais reunidos em um momento de diálogo, escuta e construção de novos projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social da região.
Na oportunidade, o prefeito César Resende destacou a importância da parceria com o senador e o impacto das ações parlamentares de Rogério no município. “É uma honra receber o nosso senador Rogério Carvalho aqui em casa, em mais um momento de parceria e amizade. Rosário do Catete vem recebendo muitas ajudas através do senador, o que tem sido fundamental para o avanço da cidade”, afirmou.
César ressaltou, ainda, o compromisso político e pessoal com o senador. “Rogério é um senador parceiro, um senador amigo — em quem vamos votar e apoiar. Estamos aqui para ajudar e também para ser ajudados. Um senador para toda a vida!”, acrescentou o prefeito.
”Desenvolvimento da região é a nossa prioridade”
Durante o encontro, o senador Rogério enfatizou que o desenvolvimento de Rosário do Catete é uma prioridade do seu mandato no Senado Federal. “Rosário só tem a ganhar com esse prefeito, que é competente, responsável e querido pelo povo. O nosso mandato, através de César, tem tido força para viabilizar projetos e transformar emendas em serviços e obras. Esse é o nosso compromisso com o povo e com a cidade”, declarou o senador.
O parlamentar também anunciou novas iniciativas que podem transformar o futuro econômico do município e de toda a região. “Estamos acompanhando o futuro da exploração da jazida de Carnalita, e na próxima semana vou conversar com a Petrobras para saber qual será o destino desse projeto. Isso é muito importante, porque pode representar mais arrecadação, mais renda e mais oportunidades de trabalho para toda a região”, explicou.





Retomada das atividades da Petrobras
Carvalho aproveitou para celebrar uma conquista aguardada por Sergipe: o retorno da Petrobras ao estado. “No próximo dia 15 teremos a consolidação da volta definitiva da Petrobras a Sergipe. Serão abertas as licitações para a construção de dois navios-plataformas, e isso vai multiplicar por seis a capacidade de produção em relação ao pico histórico. Passaremos de 40 mil para 240 mil barris de petróleo por dia”, informou o senador.
Segundo ele, essa nova fase deve gerar R$ 45 bilhões em arrecadação para Sergipe nos próximos 10 anos, o que representa cerca de R$ 4,5 bilhões por ano em investimentos. “Com esses recursos, será possível transformar a matriz produtiva do estado, duplicar rodovias, melhorar a infraestrutura turística, urbana e de transporte. Será uma verdadeira revolução para Sergipe”, destacou.
Além da exploração de petróleo, o senador lembrou que a produção de gás natural também deve crescer, ultrapassando 18 milhões de metros cúbicos por dia — o que pode reabrir fábricas como a Fafem e impulsionar o setor industrial. “Essa região pode viver a sua redenção, entrando numa nova fase de desenvolvimento, com mais emprego, mais renda e uma distribuição de riqueza mais justa”, detalhou.
Reconhecimento
O ex-prefeito Laércio Passos também participou do café da manhã e reforçou o histórico de atuação de Rogério em prol de Rosário do Catete. “O senador Rogério tem uma história com o nosso município desde o tempo em que era secretário de Estado da Saúde, quando foi decisivo para a reabertura do hospital de Rosário. Como senador, tem sido um defensor dos nossos interesses e do crescimento da economia local”, afirmou.
“Tenho certeza de que a renovação do mandato de Rogério Carvalho no Senado Federal vai contribuir muito para o desenvolvimento de Rosário do Catete. É uma parceria para sempre. Uma parceria para a vida toda”, concluiu.