Líder

Senador Rogério reforça parceria com a Marinha do Brasil durante visita à Capitania dos Portos de Sergipe

Encontro em Aracaju reafirmou o compromisso do líder do PT no Senado Federal com a soberania nacional, valorização das instituições e fortalecimento do setor náutico

Janaína Santos

Senador Rogério reforça parceria com a Marinha do Brasil durante visita à Capitania dos Portos de Sergipe

Senador Rogério Carvalho durante a visita à Capitania dos Portos de Sergipe

A convite da Capitania dos Portos de Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou, na manhã desta sexta-feira, 30, de uma solenidade oficial realizada na sede da organização militar subordinada à Marinha do Brasil, em Aracaju. A presença do parlamentar sergipano reforçou a parceria institucional entre o Senado Federal e a Marinha, destacando o compromisso com a valorização das forças armadas, o fortalecimento do serviço público e a defesa da soberania nacional.

Durante a visita, o senador conheceu de perto as instalações da Capitania e as atividades estratégicas desenvolvidas em Sergipe. E, na oportunidade, Carvalho destacou a importância da Marinha para o desenvolvimento regional e a profissionalização do setor náutico.

“Conheci todas as atividades da nossa Capitania, os cursos que ela oferece para a Marinha, os cursos que a Marinha oferece para marinheiros e para todas as pessoas que trabalham no setor náutico. São cursos gratuitos que permitem a esses trabalhadores exercerem suas funções de forma profissional, conduzindo embarcações de diversos tamanhos e operando em diferentes portos”, disse,

Acompanhado pelo Capitão dos Portos, Capitão de Fragata Alexandre Almeida, o senador também assumiu um compromisso concreto com a melhoria da infraestrutura da unidade militar. “Além disso, quero assumir um compromisso com o capitão: neste ano, no orçamento que vamos aprovar para ser executado em 2026, queremos dar uma contribuição para a recuperação da garagem de onde partem as embarcações responsáveis pela fiscalização e proteção da nossa costa”, declarou.

O Capitão Alexandre, por sua vez, destacou a importância da visita e da construção de parcerias institucionais com o parlamento. “Essa é uma oportunidade de divulgar um pouco mais do trabalho que a Capitania desempenha. Prestamos diversos serviços à sociedade sergipana, desde os cartoriais — como o registro de embarcações e de condutores — até a formação dos aquaviários, que são os profissionais da Marinha Mercante, além da fiscalização das nossas águas”, afirmou.

O capitão também ressaltou a complexidade e a relevância dos serviços prestados pela Capitania em Sergipe. “É uma gama de atividades bastante complexa, com muitas atribuições. Por isso, é sempre importante receber autoridades, apresentar o nosso trabalho, discutir nossas necessidades e buscar parcerias que nos permitam prestar o melhor serviço possível à sociedade”, reforçou.

A visita institucional fortaleceu os laços entre o poder legislativo e as forças armadas, em um momento em que o Brasil reafirma a importância da proteção das suas riquezas marítimas e da segurança nas vias navegáveis. Para o senador Rogério Carvalho, o fortalecimento da Capitania dos Portos é estratégico. “Investir na Capitania dos Portos significa gerar emprego e garantir segurança para quem navega na nossa costa”, concluiu.

To top