“A Aprendizagem Social Através da Interação Prazerosa” é um workshop de três dias que será realizado a partir desta sexta-feira, 14, em Porto Alegre (RS) até domingo, 16, e que oferece aos pais de autistas e profissionais os princípios básicos de uma abordagem educacional relacional e responsiva (baseada nos princípios do Programa Son-Rise) para promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças e adultos com autismo.
Serão oferecidas instruções específicas para auxiliar os pais e familiares na implementação de um programa educacional domiciliar para suas crianças. O senador Wellington Dias (PT-PI), que tem um filha autista e integra a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência no Senado, participa desse workshop com a esposa, deputada Rejane Dias, e os filhos Iasmin e Vinícius.
O Programa Son-Rise apresenta uma abordagem altamente inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo e outras dificuldades de desenvolvimento similares. Este programa tem sido utilizado internacionalmente por mais de 30 anos com crianças e adultos representantes de todo o Espectro do Autismo e dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias a serem utilizadas com uma criança. Oferece uma abordagem prática e abrangente para inspirar a pessoa com autismo a participar espontaneamente de interações divertidas e dinâmicas com outras pessoas, tornando-se aberta, receptiva e motivada para aprender novas habilidades e informações.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
A PERSPECTIVA DE ACEITAÇÃO, APRECIAÇÃO E ENTUSIASMO
? A História do Programa Son-Rise®
? A Participação dos Pais
? Acreditando na Possibilidade de Desenvolvimento da Criança
? Uma Atitude Positiva e Ativa
? Aceitando e Apreciando a Criança
? Querer sem Necessitar
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL
? O Trajeto de Desenvolvimento
? As Quatro Grandes Áreas de Foco do Programa Son-Rise
? Celebrando a sua Criança
? Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
? O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo
CONHECENDO A CRIANÇA COM AUTISMO
? Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
? A Necessidade da Criança Se Sentir em Controle
? O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos
OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
? Minimizando as Distrações
? Dando o Controle à Criança
? O Ambiente Físico – O Quarto de Brincar
OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
? Os Estados de Disponibilidade – Criança Isolada, Interessada e Altamente Conectada
O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ATRAVÉS DA ACEITAÇÃO – JUNTANDO-SE À CRIANÇA
? Juntando-se ao Mundo da Criança
? As Razões para se Juntar à Atividade de sua Criança
? Conhecendo as Motivações de sua Criança
O CONVITE À INTERAÇÃO
? Sinais Verdes para a Interação
? Construindo a Interação – Oferecendo uma Ação Motivadora
? Criando e Prolongando o Intervalo de Atenção Compartilhada
? O Pensamento Criativo
ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
? A Criança Motivada por uma Ação do Facilitador
? Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Criança na Atividade
? O Equilíbrio entre a Construção e a Solicitação, entre Dar e Pedir Algo
? Aumentando o Nível de Dificuldade da Solicitação
? A Dinâmica da Sessão
A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL E OS “3Es”
? Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual
? Energia, Entusiasmo e Empolgação
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
? Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
? O Choro como Comunicação
? Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem
A CRIANÇA INTERATIVA E REPETITIVA/CONTROLADORA
? Como se Juntar à Criança no Estado Repetitivo e Controlador
? O Continuum Flexibilidade – Rigidez
? Construindo Interações Mais Flexíveis
LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
? Razões para a Criança Apresentar Comportamentos Indesejados
? As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
? Situações em que Limites são Oferecidos
AS METAS EDUCACIONAIS EM ATIVIDADES INTERATIVAS – BRINCANDO E APRENDENDO
? Elaborando Atividades que Utilizam Interesses da Criança para Auxiliá-la a Alcançar Metas Educacionais
? Esperando pelo Melhor Momento para Solicitar Algo da Criança
? Ser Flexível, Adaptar-se ao Ritmo e Interesses da Criança
REVISÃO E CONCLUSÃO
Maiores informações: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/