Senador Wellington participa de Workshop sobre Autismo

“A Aprendizagem Social Através da Interação Prazerosa” é um workshop de três dias que será realizado a partir desta sexta-feira, 14, em Porto Alegre (RS) até domingo, 16, e que oferece aos pais de autistas e profissionais os princípios básicos de uma abordagem educacional relacional e responsiva (baseada nos princípios do Programa Son-Rise) para promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças e adultos com autismo.

Serão oferecidas instruções específicas para auxiliar os pais e familiares na implementação de um programa educacional domiciliar para suas crianças. O senador Wellington Dias (PT-PI),  que tem um filha autista e integra a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência no Senado, participa desse workshop com a esposa, deputada Rejane Dias, e os filhos Iasmin e Vinícius.
O Programa Son-Rise apresenta uma abordagem altamente inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo e outras dificuldades de desenvolvimento similares. Este programa tem sido utilizado internacionalmente por mais de 30 anos com crianças e adultos representantes de todo o Espectro do Autismo e dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias a serem utilizadas com uma criança. Oferece uma abordagem prática e abrangente para inspirar a pessoa com autismo a participar espontaneamente de interações divertidas e dinâmicas com outras pessoas, tornando-se aberta, receptiva e motivada para aprender novas habilidades e informações.

 PROGRAMAÇÃO DO CURSO

 A PERSPECTIVA DE ACEITAÇÃO, APRECIAÇÃO E ENTUSIASMO

 ? A História do Programa Son-Rise®

? A Participação dos Pais

? Acreditando na Possibilidade de Desenvolvimento da Criança

? Uma Atitude Positiva e Ativa

? Aceitando e Apreciando a Criança

? Querer sem Necessitar

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL

? O Trajeto de Desenvolvimento

? As Quatro Grandes Áreas de Foco do Programa Son-Rise

? Celebrando a sua Criança

? Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo

? O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo

CONHECENDO A CRIANÇA COM AUTISMO

 ? Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial

? A Necessidade da Criança Se Sentir em Controle

? O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos

OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

 ? Minimizando as Distrações

? Dando o Controle à Criança

? O Ambiente Físico – O Quarto de Brincar

OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO

 ? Os Estados de Disponibilidade – Criança Isolada, Interessada e Altamente Conectada

O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ATRAVÉS DA ACEITAÇÃO – JUNTANDO-SE À CRIANÇA

? Juntando-se ao Mundo da Criança

? As Razões para se Juntar à Atividade de sua Criança

? Conhecendo as Motivações de sua Criança

O CONVITE À INTERAÇÃO

? Sinais Verdes para a Interação

? Construindo a Interação – Oferecendo uma Ação Motivadora

? Criando e Prolongando o Intervalo de Atenção Compartilhada

? O Pensamento Criativo

ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS

? A Criança Motivada por uma Ação do Facilitador

? Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Criança na Atividade

? O Equilíbrio entre a Construção e a Solicitação, entre Dar e Pedir Algo

? Aumentando o Nível de Dificuldade da Solicitação

? A Dinâmica da Sessão

A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL E OS “3Es”

? Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual

? Energia, Entusiasmo e Empolgação

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

? Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem

? O Choro como Comunicação

? Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem

A CRIANÇA INTERATIVA E REPETITIVA/CONTROLADORA

? Como se Juntar à Criança no Estado Repetitivo e Controlador

? O Continuum Flexibilidade – Rigidez

? Construindo Interações Mais Flexíveis

LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS

? Razões para a Criança Apresentar Comportamentos Indesejados

? As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados

? Situações em que Limites são Oferecidos

AS METAS EDUCACIONAIS EM ATIVIDADES INTERATIVAS – BRINCANDO E APRENDENDO

 ? Elaborando Atividades que Utilizam Interesses da Criança para Auxiliá-la a Alcançar Metas Educacionais

? Esperando pelo Melhor Momento para Solicitar Algo da Criança

? Ser Flexível, Adaptar-se ao Ritmo e Interesses da Criança

REVISÃO E CONCLUSÃO

Maiores informações: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/

To top