Senadoras assinam nota de pesar pela morte da procuradora assassinada

Nota de pesar à procuradora Ana Alice Moreira

Novamente buscamos respostas ao que, infelizmente, tornou-se corriqueiro em nosso País, a violência contra a mulher em sua situação extrema, o assassinato.

Ficamos mais uma vez impactadas com o brutal assassinato da procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo, na madrugada do último dia 2. Outra mãe de família teve a vida ceifada pelas mãos do companheiro.

O caso demonstra o quanto a violência doméstica contra as mulheres é generalizada e não se limita a classe social, raça ou etnia. Mais do que isto: confirma a morosidade das autoridades competentes em garantir a proteção da vítima após a denúncia das ameaças sofridas.

A promotora Ana Alice como em centenas de outros casos de mulheres assassinadas brutalmente, apresentou denúncia das ameaças sofridas, mas a resposta da Justiça veio de forma tímida ou demorada.

O assassinato alerta para a urgente instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará a Violência contra a Mulher no Brasil, pois temos indícios de que mais uma vez houve negligência na aplicação das medidas protetivas, não recepcionadas com a presteza necessária as denúncias.

É importante que o caso não seja meramente arquivado em virtude da morte do autor do crime, pois sua resolução é fundamental para apontar, inclusive, possíveis falhas nas medidas de proteção da vítima.

Por isso a bancada Feminina na Câmara e no Senado vem a público, neste momento de dor e consternação hipotecar integral solidariedade à família, colegas, amigas e amigos da promotora e repudiar todas as formas de violência contra as mulheres.

Uma vida sem violência é um direito de toda mulher!

Senadora Ana Amélia (PP-RS)

Senadora Ana Rita (PT-ES) – Vice-Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Senadora Angela Portela (PT-RR) – Presidenta da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) – Vice-Presidenta da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher

Senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO)

Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

Senadora Marta Suplicy – (PT-SP) – 1ª Vice-Presidenta

Senadora Vanessa Graziottin (PCdoB – AM) 

To top