Governo Lula

Senadores celebram democracia com posse de novos integrantes do Conselhão

Órgão aconselha presidente Lula na elaboração e melhoria de políticas públicas

RIcardo Stuckert

Senadores celebram democracia com posse de novos integrantes do Conselhão

Lula deu posse aos novos integrantes do Conselhão

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, ganhou 141 novos integrantes nesta terça-feira (5/8), em cerimônia de posse liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento foi recebido com entusiasmo por senadores do PT, que ressaltaram o papel do órgão como uma ferramenta essencial de participação democrática e construção coletiva de políticas públicas.

O presidente Lula deu posse aos novos conselheiros, que se juntam aos 255 representantes da sociedade civil, empresários, trabalhadores, acadêmicos e especialistas. “Democracia é mais que votar. É fiscalizar, participar e ajudar o governo a trabalhar pelo povo”, disse o presidente, que aproveitou a ocasião para assinar o decreto que institui a Política Nacional para a Primeira Infância.

O líder do PT no Senado, Jaques Wagner (BA), celebrou a iniciativa, ressaltando o caráter democrático do órgão. “Isso é democracia. Um grande encontro com 246 brasileiras e brasileiros que representam empresários, trabalhadores, acadêmicos e especialistas nas mais diversas áreas para discutir soluções estratégicas para o futuro do país”, afirmou Wagner. Ele lembrou que o Conselhão, criado em 2003 e extinto em 2019, foi reinstalado em 2023 com o retorno do presidente Lula ao poder, e que sua existência é fundamental para garantir a soberania nacional.

O senador Fabiano Contarato (ES) destacou o papel do Conselhão como um canal de diálogo para o governo ouvir diferentes realidades do país, sem se isolar em Brasília. Contarato mencionou a presença de nomes como o do Padre Júlio Lancellotti entre os novos integrantes, e afirmou que “são vozes que conhecem a realidade do povo, lideranças que precisam ser ouvidas para que o governo fale de dentro para fora, unindo o Brasil com todos os seus Brasis”.

Em seu discurso, Lula também reforçou a importância da defesa da soberania nacional diante dos ataques do presidente dos Estados Unidos e celebrou conquistas sociais, como a saída do Brasil do Mapa da Fome. “Isso só foi possível porque implementamos políticas públicas que colocam as pessoas no centro da ação de governo”, frisou o presidente.

A senadora Teresa Leitão (PE) também comentou a nova Política Nacional para a Primeira Infância, afirmando que a medida “reafirma o compromisso do governo do presidente Lula em priorizar a infância e as crianças brasileiras”.

To top