Valorização Regiional

Senadores criam Frente Norte-Nordeste para defender regiões

Lançada ontem, a frente conta com 48 dos 81 senadores, e é presidida pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Senadores criam Frente Norte-Nordeste para defender regiões

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Garantir o desenvolvimento da economia regional e contribuir para tirar o Brasil da crise econômica são objetivos da Frente Parlamentar Norte-Nordeste criada nesta semana em Brasília. Integrada por senadores e reunindo 48 parlamentares de diversos partidos, a Frente é presidida pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), eleito no último pleito. O lançamento da Frente aconteceu nesta quarta-feira, 24, em Brasília, em jantar na casa oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

“Presidir uma Frente de Senadores tão importante significa um aumento da responsabilidade com o desenvolvimento econômico do Norte e Nordeste, e amplia o protagonismo da bancada do PT no Senado Federal”, afirmou o senador Rogério Carvalho, vice-líder do partido no Senado.  Antes do lançamento oficial, o senador Rogério Carvalho se reuniu com os senadores Cid Gomes (PDT-CE), Kátia Abreu (PDT-TO) e os governadores Rui Costa, da Bahia e Waldez Góes (AP) para definir a agenda de atuação da frente.

frente Norte Nordeste senador Rogério Carvalho
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Para o senador Humberto Costa (PE), a Frente é importante na relação da região com a Federação. “Há riscos reais, muitas vezes concretizados, de sérios prejuízos aos estados do Norte e Nordeste em relação às unidades das demais regiões do país”. Para o líder da Bancada do PT no Senado, “juntos, Norte e Nordeste podem sentar à mesa com 48 senadores, mais da metade da Casa, para equilibrar o diálogo e evitar medidas que nos prejudiquem, bem como lutar por projetos estruturadores para as duas regiões”.

“No momento em que o governo federal atua para acabar com direitos, é fundamental unirmos forças para defender não apenas interesses econômicos das duas regiões, mas também as conquistas obtidas após décadas de luta pela classe trabalhadora”, destacou o senador Paulo Rocha (PT-PA). Também integram a Frente Parlamentar Norte-Nordeste os senadores petistas Jaques Wagner (PT-BA) e Jean Paul Prates (PT-RN).

To top