Em repouso no Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente Lula foi diagnosticado nessa quinta-feira (23) com pneumonia leve. O diagnóstico adiou a ida dele à China, onde será acompanhado por uma comitiva de parlamentares e empresários. Prontamente, os integrantes do PT no Senado desejaram melhoras e o retorno o quanto antes para continuar a “reconstruir o país”.
“Conhecemos nosso líder maior, sabemos que é uma pessoa forte e logo estará de volta. Que tenha uma pronta recuperação e continue a reconstruir o país”, afirmou o senador Beto Faro (PT-PA).
“Desejo pronta recuperação ao presidente Lula! Que ele possa voltar logo às suas atividades com muita saúde e disposição”, disse o Primeiro-Secretário do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE).
No Twitter, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) também manifestou solidariedade. “Que o nosso presidente Lula tenha uma rápida e plena recuperação. Precisamos dele com toda saúde, todo o amor e toda essa vontade de reconstruir um Brasil feliz para todas e todos”.
Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), disse desejar ao presidente “uma recuperação tranquila e rápida. Com força e fé vamos adiante, buscando um Brasil melhor e mais justo para todos”.
China
Antes do diagnóstico de pneumonia, a viagem de Lula à China estava prevista para acontecer na tarde de sábado (25). Agora, o embarque ocorrerá no domingo (26).
Entre os eventos previstos na ida ao país asiático, estão encontros de Lula na próxima terça-feira (28), em Pequim, com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
No dia seguinte, está previsto encontro com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. O evento é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível.