Um dos destaques do encontro, para a Jorge Viana, foi a SBPC Extrativista: “algo absolutamente novo nas reuniões anuais da SBPC”, lembrou, acrescentando ainda, entre os grandes momentos do evento a SBPC Indígena e a SBPC Mirim. “O mais fantástico foi a transformação que a universidade viveu nesse último ano, especialmente se preparando para sediar o evento mais importante que nós já tivemos na história do Acre vinculado à ciência e à tecnologia, a participação das pessoas e uma coisa que nós estávamos nos devendo que era uma aproximação da sociedade acreana com a nossa universidade”, enfatizou Viana.
Universidade
Segundo Viana, a universidade é um patrimônio do povo do Acre e foi uma sede fantástica para a reunião da SBPC. Citando a presidente da Sociedade, Helena Nader, ele comemorou o fato de que “a partir de agora, as reuniões anuais da SBPC terão de ser consideradas antes do Acre e depois do Acre”.
Isso porque todas as expectativas sobre o encontro foram superadas. A programação científica contou com a inscrição e a participação de 6.531 pessoas para assistir a quase duzentas atividades que foram realizadas, entre minicursos, conferências, mesas redondas, encontros e sessões especiais.
“O campus da UFAC, em média, diariamente, recebia 10 mil pessoas. Eu presenciei isso de manhã, à tarde e à noite. Foi uma coisa extraordinária, fantástica! Elas foram participar da SBPC Cultural, da SBPC Jovem Mirim, da SBPC Extrativista, da SBPC Indígena e do Dia da Família na Ciência”, listou.