Ícone do jornalismo brasileiro e responsável por imortalizar o “Boa Noite” no Jornal Nacional – além de outros bordões como “Jabulaaaani” e “Mister M” –, Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (3/10) deixando um legado imensurável para o país. Para os senadores e senadoras do PT, uma trajetória que será sempre lembrada.
Cid, que tinha 97 anos, estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, com quadro de insuficiência renal crônica — antes, vinha tratando de uma pneumonia em casa. De acordo com o G1, ele piorou e, às 8h desta quinta, morreu de falência múltipla dos órgãos.
Ele foi um dos principais nomes do Jornal Nacional, tendo comandado o telejornal cerca de 8 mil vezes, de acordo com a Globo. Começou a carreira em 1944 no rádio, mas o grande destaque na carreira foi mesmo a televisão, onde passou por emissoras como a TV Rio, Tupi, Globo, Excelsior e Continental.
Integrantes do PT no Senado divulgaram notas lamentando a perda. Para o líder do PT no Senado, Beto Faro (PT-PA), Cid Moreira deixa um legado inestimável para o país.
“Que triste notícia logo pela manhã! Hoje se foi uma das vozes mais marcantes do Brasil. Cid deixa um legado inestimável no jornalismo e que marcará gerações. Meus sinceros sentimentos aos amigos, fãs e familiares”, disse o senador.
Na visão da senadora Augusta Brito (PT-CE), Cid Moreira não foi apenas um grande comunicador, mas também uma referência para o jornalismo sério e comprometido com a verdade.
“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Cid Moreira, um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro. Sua voz inconfundível e presença marcante nas telas da televisão atravessaram gerações, tornando-se um símbolo de credibilidade e profissionalismo”, disse.
Abaixo, veja as demais manifestações dos senadores do PT do presidente Lula nas redes sociais:
Presidente Lula:
Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA):
Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP):
Paulo Paim (RS):
Senador Fabiano Contarato (ES):