Internacional

Senadores parabenizam Dilma, eleita presidenta do Banco dos Brics

“Voltamos com tudo para recolocar o Brasil no cenário internacional”, comemorou Rogério Carvalho
Senadores parabenizam Dilma, eleita presidenta do Banco dos Brics

Foto: Alessandro Dantas

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi eleita, nesta sexta-feira (24), para comandar o Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), mais conhecido como Banco dos Brics. No Twitter, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), afirmou que ela será um nome forte do país na agenda internacional.

“Parabéns à querida companheira pela Presidência dos Brics, o banco dos países emergentes que reforça o protagonismo do Brasil na geopolítica e nas relações econômicas internacionais. Comprometida com o desenvolvimento e com a competitividade do nosso país, nossa ex-presidente da República será agora um nome forte do país em nossa agenda internacional”, apontou o líder.

Em linha com o líder, o primeiro-secretário do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), destacou a volta do Brasil a um cenário de destaque. “Parabéns, companheira Dilma, eleita presidenta do Banco dos Brics! Em 2016, você profetizou: “Nós voltaremos.” E voltamos COM TUDO para recolocar o Brasil no cenário de destaque internacional que nosso país merece! Desejo muito sucesso, porque competência você tem de sobra!”, comemorou.

Quem também destacou o “voltamos” foi a senadora Teresa Leitão (PT-PE). “Dilma acaba de ser eleita presidenta do banco dos BRICS! Parabéns querida @dilmabr! Bota no diário: querido diário , o mundo não gira,ele capota! Nós voltamos! O Brasil voltou”, disse, lembrando o famoso meme com a imagem da presidenta Dilma.

Fundado em 2014, o banco foi criado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que formam o bloco conhecido como ‘Brics’.

A indicação de Dilma foi votada, por videoconferência, pelo conselho de governadores da instituição financeira. Integram o grupo os ministros da Fazenda dos países fundadores do NDB, mais os representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai).

O mandato como presidenta do banco vai até julho de 2025. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.

A posse na instituição financeira – que tem sede em Xangai – está prevista para a próxima quarta-feira (29), quando o presidente Lula estará na China.

Sabatina

Durante o mês de março, Dilma foi sabatinada pelas autoridades que integram o banco, quando o NDB anunciou o início da troca de comando – estava na vaga o economista Marcos Troyjo.

Em nota à imprensa, a instituição destacou o papel de Dilma quando presidenta do Brasil. Especialmente no seu papel no combate à pobreza. “Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza na história do país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU”, diz o comunicado.

O texto ressalta ainda a atuação da ex-presidenta para ampliar a cooperação entre o Brasil e a comunidade internacional. Também lembra a defesa de Dilma do desenvolvimento sustentável, da proteção ambiental, dos direitos humanos e da paz.

A instituição é responsável por financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.

To top