Senadores petistas disputam categorias do prêmio Congresso em Foco

Concorrem às premiações Paulo Paim, Eduardo Suplicy, Walter Pinheiro, Delcídio do Amaral e Humberto Costa. Veja os perfis dos senadores.

Três senadores petistas estão entre os parlamentares mais lembrados pelos jornalistas que acompanham dia-a-dia as atividades do Congresso Nacional. Paulo Paim (RS), Eduardo Suplicy (SP) e o líder Walter Pinheiro concorrem ao prêmio principal –  melhor senador –  que será entregue nesta quinta-feira (08/11) em cerimônia promovida pelo site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br). No total, 50 deputados e senadores foram indicados como os melhores representantes da população em 2012.

Além da categoria de destaque, os três senadores também concorrem em categorias especiais: Suplicy é finalista na categoria “parlamentar que mais se destaca na defesa da democracia”. Paim concorre entre os que mais se destacam na defesa do consumidor e na defesa da Previdência Social e dos servidores públicos. E Pinheiro foi indicado para a categoria “destaque na defesa da inovação tecnológica”. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Delcídio Amaral (PT-MS), concorre como um dos membros do Legislativo que mais se destacam na defesa do desenvolvimento econômico. E o ex-ministro Humberto Costa (PT-PE) foi indicado como um dos principais defensores da Saúde

Participaram da primeira fase de votação 186 jornalistas. Os nomes dos indicados foram submetidos à votação na internet entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro. Ao votar, o internauta podia incluir um nome à lista, em cada uma das 11 categorias – além de melhor deputado e senador, há outras nove categorias especiais. Em cada uma das categorias, o nome mais votado pela internet se somou à relação dos indicados.É o público também quem vai decidir a classificação final dos premiados, definindo assim o prêmio que caberá a cada um.

Uma grande novidade desta edição foi o veto à indicação de parlamentares que respondem a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de ética da Câmara ou do Senado ou que são alvos de denúncias de violação aos direitos humanos. Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

Veja o perfil dos senadores petistas que concorrem ao prêmio principal

Walter Pinheiro (PT-BA)

Nasceu em Salvador, tem 53 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. Técnico em Telecomunicações, começou sua trajetória política no sindicalismo. Foi presidente do Sindicato dos Telefônicos (Sinttel) na Bahia e dirigente da Central Única dos Trabalhadores. Vereador em Salvador, elegeu-se deputado federal em 1994. Na Câmara, liderou a bancada do PT e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. Antes de chegar ao Senado, foi secretário estadual de Planejamento da Bahia em 2009. É o atual líder do PT no Senado. Também é destaque na Defesa da Inovação Tecnológica.

 

suplicy_congresso0513ba09d6_m

Eduardo Suplicy (PT-SP)

Paulistano, 71 anos, exerce o terceiro mandato no Senado. É professor universitário, economista e administrador de empresas. Tem pós-doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi deputado estadual e federal antes de se tornar o primeiro senador eleito pelo PT em 1990. Tem como principal bandeira política a expansão do Programa Renda Básica de Cidadania, previsto em lei de sua autoria. Na crise do mensalão, em 2005, apoiou a criação da CPI dos Correios. Recebeu o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas edições. Também é destaque na Defesa da Democracia

paulo_congresso2e48e30039_m

Paulo Paim (PT-RS)
Natural de Caxias do Sul (RS), 62 anos, é metalúrgico e sindicalista. No Congresso, é reconhecido pela atuação em favor do aumento real do salário mínimo, dos aposentados, da população negra e dos excluídos em geral. Ex-deputado federal, é autor dos Estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência. Recebe oPrêmio Congresso em Focopela sexta vez. É destaque este ano também na Defesa dos Consumidores e na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos. Foi o mais votado pelos internautas, em 2011, nas categorias Defesa dos Consumidores e Defesa da Saúde

Veja os senadores da bancada que disputam prêmios em categorias especiais

humberto_congresso0dec47cc5d_m

Humberto Costa (PT-PE)

Nasceu em Campinas (SP), tem 55 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e médico pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica e Psiquiatria. Elegeu-se deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu a secretaria municipal de Saúde na primeira gestão do prefeito de Recife João Paulo Lima (PT). Tornou-se ministro da Saúde de Lula. Depois, foi secretário estadual de Cidades. Como relator no Conselho de Ética, recomendou este ano a cassação do senador Demóstenes Torres. É destaque na Defesa da Saúde pela segunda vez.

delcidio_congressoa13eb537ca_m

Delcídio do Amaral (PT-MS)
Natural de Corumbá (MS), 57 anos, é engenheiro eletricista. Engenheiro-chefe na construção da usina de Tucuruí, no Pará, foi diretor da Eletrosul e presidente do Conselho de Administração da Vale do Rio Doce. No final do governo Itamar Franco, assumiu o Ministério de Minas e Energia. Já no governo Fernando Henrique Cardoso, foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás. Também foi secretário estadual em Mato Grosso do Sul. Presidiu a CPI dos Correios, que apurou o mensalão do PT. É presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). É destaque na Defesa do Desenvolvimento Econômico.

Com informações do site Congresso em Foco

To top