Arte sobre reprodução: Rafael Nascimento

Presidente Lula teve artigo publicado na edição desse domingo (14)
“O aumento tarifário imposto ao Brasil não é apenas equivocado, mas também ilógico. A falta de justificativa econômica por trás da medida deixa claro que a motivação da Casa Branca é política.” A afirmação feita pelo presidente Lula em artigo publicado nesse domingo (14) no jornal The New York Times demarcou a posição brasileira inegociável em relação à soberania nacional e à democracia, conforme avaliaram senadores do PT.
A líder do partido no Senado, Augusta Brito (CE), considera que o presidente Lula fez uma demonstração firme e clara.
“Com elegância, Lula reafirma em seu artigo no NYT o papel do Brasil e do nosso governo como defensores do multilateralismo, da justiça social e ambiental e da proteção do povo brasileiro contra pressões externas e ataques ao Estado de Direito. É essa liderança que fortalece a imagem do nosso país no cenário internacional e dá confiança ao nosso povo de que vivemos em um país livre e respeitado”, apontou a senadora.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) lamentou a posição da atual administração dos Estados Unidos.
“Reforço as palavras do presidente Lula em artigo publicado no NYT: quando os Estados Unidos viram as costas para uma relação de mais de 200 anos, como a que mantêm com o Brasil, todos perdem. As diferenças ideológicas não poder impedir dois governos de trabalharem juntos em áreas nas quais têm objetivos comuns. O Brasil continua aberto ao diálogo, mas a democracia e a soberania não estão em discussão”, declarou Jaques Wagner.
No artigo, o presidente Lula afirma que o governo estadunidense usa tarifas e a Lei Magnitsky para buscar impunidade para Jair Bolsonaro, ressaltando que o ex-presidente orquestrou uma tentativa fracassada de golpe em 8 de janeiro de 2023.
O senador Paulo Paim (PT-RS) também destacou a atuação do presidente Lula ao reafirmar o compromisso do Estado brasileiro com a democracia e a soberania nacional.
“Sua manifestação foi de diálogo franco e lembrou que os Estados Unidos não têm déficit comercial com o Brasil. O artigo está ecoando em todo o mundo. O Brasil está aberto à convivência respeitosa e à cooperação, ao reconhecimento das diversidades e a parcerias que melhorem a vida das pessoas”, observou Paim.
O senador Humberto Costa (PT-PE) enfatizou a imagem do Brasil no exterior ao comentar o artigo do presidente Lula.
“O Brasil voltou a ser respeitado no mundo. Um respeito que não nasce da obediência cega, e sim da reafirmação soberana de nossos valores democráticos. Este é o legado que estamos construindo”, disse o senador, que também comemorou o reconhecimento do Pix na etapa brasileira de uma premiação global para selecionar e promover inovações digitais do mundo.
O sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil também foi mencionado no artigo do presidente Lula no artigo do NYT. Ele classificou como infundadas as alegações do governo estadunidense sobre práticas desleais do Brasil no comércio digital e nos serviços de pagamento eletrônico, enfatizando que o PIX possibilitou a inclusão financeira de milhões de cidadãos e empresas.
Lula também fez questão de manifestar “orgulho do Supremo Tribunal Federal por sua decisão histórica de condenar os principais envolvidos na tentativa de golpe que salvaguarda nossas instituições e o Estado Democrático de Direito”. Para acesso à integra do artigo escrito pelo presidente Lula, clique aqui.