Senadores visitam obras da Transposição do São Francisco

Senador Humberto visita trecho da obra
acompanhado de senadores da Comissão
que fiscaliza o empreendimento

A Comissão Externa que Acompanha os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR) encerrou, nesta quinta-feira (08), visita às obras do túnel Cuncas I, parte do Projeto de Integração. O presidente e relator da comissão, senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Humberto Costa (PT-PE), respectivamente, puderam ver de perto, ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a maior obra hídrica já feita na região do Semiárido nordestino.

O túnel Cuncas I, visitado hoje pelos senadores em São José de Piranhas, na Paraíba, compõe um dos trechos fundamentais. Trata-se de uma perfuração em rocha maciça, feita por engenheiros e especialistas de diversas áreas, que se revezam dia e noite em turnos de cerca de 15 horas para percorrer aproximadamente quatro metros por dia. Ao todo, já foram perfurados 5 km, de um total de 15 km do Cuncas I. Do outro lado da rocha, no município de Mauriti, no Ceará, está sendo feito o Cuncas II, de 4 km de extensão, já praticamente finalizado. Quando completo, os dois túneis juntos serão os maiores da América Latina para transporte de água.

rio02

 Humberto destacou a grandiosidade
da transposição do Rio São Francisco

“Foi muito importante ver de perto a obra e entender o quanto o Projeto são Francisco é grandioso. Podemos entender também o quanto estas obras já estão trazendo desenvolvimento para a região e como poderá trazer ainda mais, quando estiver concluída e beneficiar diretamente a população que sofre com a falta de água”, afirmou o senador Humberto Costa. “Com o Projeto de Integração do São Francisco e todas as obras complementares, o Governo Federal inaugurou uma nova política de segurança hídrica no Brasil. Isto vai assegurar abastecimento não só para consumo humano e dessedentação animal, mas para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região Nordeste. São mais de R$ 30 bilhões em investimentos”, salientou o ministro Fernando Bezerra Coelho.

rio03_z

A obra, com investimento de R$ 30 bilhões,
vai garantir abastecimento de água à toda
a região nordeste

A comitiva que fiscaliza as obras do São Francisco ainda é formada pelos senadores Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda e pelo deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE), convidado especial. Nesta sexta-feira (8/3), os parlamentares visitam outros trechos da obra no Ceará, com a barragem de Jati, e em Pernambuco, em Salgueiro e Cabrobó.

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa.

Fotos: Natália Kozmhinsky.


Leia mais:

Humberto quer ouvir empresas que atuam na transposição do São Francisco


To top