Randolfe Rodrigues

Foto: Wenderson Araújo

Senador nas redes: Wikipedia | Site | Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Randolfe Frederich Rodrigues Alves, 51 anos, é senador pelo Amapá. Nasceu em 1972, no interior de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Garanhuns. Aos 8 anos de idade, mudou-se para o Amapá com sua família, onde fixou residência e construiu sua vida.

É professor, graduado em História, bacharel em Direito e mestre em políticas públicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Política

Foi deputado estadual por duas vezes, sendo eleito pela primeira vez em 1998 e reeleito em 2002. Ambos mandatos conquistados com o PT, legenda que deixou em 2005 para filiar-se ao PSOL.

Em 2010, foi eleito o mais jovem senador daquela legislatura, tendo obtido a maior votação da história do Amapá: mais de 200 mil votos. Em 2015, filiou-se à Rede Sustentabilidade. Em 2018, foi reeleito senador com mais de 264 mil votos, a segunda votação mais expressiva do Brasil e a maior do Amapá.

Eleito através do voto popular, o melhor senador do Brasil no prêmio Congresso em Foco 2021, além de outras seis vezes escolhido como o melhor senador do Brasil pelos jornalistas setoristas do Congresso Nacional e seis vezes eleito como um dos “100 Cabeças do Congresso”, pelo Deparamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP.

Em 2021 foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Légion D’honneur, maior honraria do governo francês. A comenda, criada por Napoleão Bonaparte, é oferecida a civis e militares de destaque em suas áreas de atuação. Randolfe foi condecorado em virtude de suas ações em defesa do meio-ambiente, o combate à pandemia do novo coronavírus e ao trabalho executado pelo mandato no desenvolvimento da região fronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Em 2023, primeiro ano do terceiro mandato do Presidente Lula, Randolfe foi escolhido para assumir o cargo de Líder do Governo no Congresso Nacional.

Também em 2023, Randolfe Rodrigues foi eleito o melhor senador da região Norte, com mais votos do público no Prêmio Congresso em Foco 2023. Neste ano, pela primeira vez, o público escolheu os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país. 

Em 2024, recebeu a condecoração Medalha “Guardião da Democracia”, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. A honraria faz o reconhecimento pela atuação funcional comprometida com a Constituição Federal, aos direitos fundamentais e à convivência institucional pacífica.

Fale com o senador

Senado Federal – Anexo 1, 9º pavimento
Telefones: (61) 3303-6777 / 6568

To top