Sisutec tem mais de 737 mil inscritos e faz primeira chamada nesta quarta

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação recebeu 737.229 inscrições de 383.080 candidatos – já que cada candidato podia fazer até duas opções. A primeira edição da seleção ofereceu 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. Nesta quarta-feira (14), será divulgado o resultado da primeira de duas chamadas dos candidatos inscritos. Os convocados devem fazer a matrícula na respectiva instituição de ensino na quinta (15) e sexta (16).

A segunda convocação deve ser divulgada na segunda-feira (19), com matrícula no dia seguinte. Os candidatos que perderem a data da matrícula serão excluídos do processo. A partir de 22 de agosto, as vagas não ocupadas serão oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O início das aulas está marcado para acontecer entre 22 de agosto e 21 de outubro.

Os resultados da primeira edição do sistema impressionou até o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Impressionante o interesse dos alunos do Enem em estudar mais, a motivação e a mobilização [deles]”, disse.

Balanço

O Nordeste, que oferecia 28% das vagas, foi a região com maior percentual de inscritos, atingindo 41%. O Sudeste, que tinha 46% das vagas, contabilizou 30% dos inscritos. A região Norte teve apenas 8% do total de inscritos, mas contava com apenas 3% das vagas ofertadas. Sul e Centro-Oeste, que ofereciam 12% das vagas cada, tiveram 14% e 7% das inscrições, respectivamente.

Os cursos mais procurados foram os de técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições; técnico em informática, 71.850, e técnico em enfermagem, 63.976. A maior parte do total de inscrições, 57%, foi feita por candidatos do sexo feminino e os cursos noturnos foram a preferência. A média das idades ficou entre 23 e 24 anos.

Para participar do Sisutec, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. O programa, que reserva 85% das vagas para estudantes vindos da escola pública, registrou 523.448 inscrições nesta modalidade, enquanto 60.308 inscrições foram para as cotas, obrigatória nos institutos federais de educação profissional e tecnológica. Outros 153.473 candidatos optaram pelas vagas para ampla concorrência.

Com agências de notícias

Leia mais:

Governo vai oferecer 240 mil vagas no ensino técnico


To top