Alvo de intensa e contínua campanha de desinformação desde que a guerra híbrida foi desencadeada no Brasil, a partir de 2013, a maior empresa estatal da América Latina ganha um site de checagem de informações. Hospedada no portal do Observatório Social do Petróleo (OSP), ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a página ‘Fake ou Fato na Petrobrás’ estreou na última quinta-feira (18) trazendo esclarecimentos sobre dez dos pontos mais explorados pelos “gabinetes do ódio”.
“Com o ‘Fake ou Fato na Petrobrás’, queremos atestar a veracidade das informações relacionadas à Petrobrás a fim de trazer clareza e embasamento político ao debate eleitoral”, afirma Gustavo Machado, pesquisador do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (ILAESE). Segundo ele, a Petrobrás está no epicentro do debate político nacional.
O pesquisador lembra que as discussões sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), a política de preços adotada sob Michel Temer após o golpe de 2016 que, na prática, dolarizou os preços dos combustíveis, aceleraram a propagação de factóides.
A página traz esclarecedor conteúdo com assuntos que circulam na internet como corrupção, dívidas, transição energética, geopolítica e petróleo. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a Petrobrás, muitas delas fake news amplamente disseminada.