Ana Rita: sistema de cotas busca equilibrar desigualdades

50% do total das vagas oferecidas por universidades federais deverão ser destinadas a alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

A senadora Ana Rita (PT-ES) relata daqui a pouco na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o PLC 180/08 que prevê aumento no número de vagas destinadas a negros, índios, pardos, pessoas de baixa renda e oriundos da rede pública de ensino, nas instituições federais de educação superior e nas escolas técnicas de nível técnico vinculadas ao Ministério da Educação.

De acordo com o relatório da senadora Ana Rita, que será apresentado na próxima reunião da Comissão, 50% do total das vagas oferecidas por universidades federais deverão ser destinadas a alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública. Para colégios técnicos de nível médio, a regra é a mesma, se aplicando aos alunos que tenham cursado o ensino fundamental na rede pública de ensino.

Além de reservar 50% das vagas oferecidas para estudantes de baixa renda oriundos do ensino público, metade dessas vagas deve ser destinada a negros, pardos, índios e brancos, na proporção existente dessas etnias em cada unidade da federação, levando-se em conta o mais recente censo do IBGE.

Em entrevista à Rádio Senado, Ana Rita explica a importância da matéria

{play}images/stories/audio/ana_rita-cotas.mp3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

Leia também:

Ana Rita quer rapidez na aprovação de cotas universitárias

To top