Brasil precisa universalizar banda larga, afirma Pinheiro

Brasil precisa universalizar banda larga, afirma Pinheiro

O ritmo de utilização da banda larga e o avanço tecnológico vêm contribuindo com o crescimento da economia global. “Novas aplicações estão surgindo e fornecendo soluções inovadoras para as mais diversas áreas”. A análise é do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), que participa em Barcelona (Espanha) do Móbile World Congress, evento mundial de tecnologia móvel.

Segundo Pinheiro, o Brasil não pode ficar para trás nessa área e precisa universalizar a banda larga, principalmente na zona rural. Nesta quarta-feira (29/02), no Fórum Governamental, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, falará sobre experiências e desafios das telecomunicações no Brasil. Na véspera, o ministro reuniu-se com a delegação brasileira para discutir leilão das frequências e investimentos setor.

pinheiro_bernardoUma das alternativas debatidas no Fórum Governamental, na terça-feira (28/02), foi o uso da frequência dos 450 MHz pode ser usado no Brasil para fazer a banda larga chegar às localidades mais distantes dos grandes centros urbanos. A Anatel deve fazer uma licitação em abril para que empresas passem a ofertar o serviço a partir deste espectro de freqüência. Na Suécia e na Alemanha, Pinheiro teve a oportunidade de conhecer os benefícios decorrentes da aplicação dessa freqüência.

Pinheiro também participou de reuniões com representantes das empresas Blackberry e NEC, além de visitar o Centro de Desenvolvimento da Telefônica. Num encontro com representantes da Ericsson, ele assistiu a uma demonstração de um aplicativo de um centro de emergência.

Ainda nesta quarta-feira, Pinheiro participa da vista da delegação brasileira à empresa Quallcomm, onde assiste a uma demonstração de aplicativos e soluções para infraestrutura de redes.

Com informações da Assessoria do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

Visite o site da Congresso Mundial de Tecnologia Móvel

Pinheiro discute ampliação da banda larga em lugares públicos

Pinheiro busca parcerias para centros de emergências no Brasil

Walter Pinheiro quer atrair empresas de terapia celular e diálise

Na Alemanha, Pinheiro discute cooperação tecnológica

Pinheiro participa de congresso sobre telefonia móvel e banda larga

To top