Cachoeira chega ao Senado Federal

Cachoeira chega ao Senado Federal

O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, já está Senado para depor na CPI mista que apura o esquema de jogos ilegais e o envolvimento com as esferas públicas e privadas.

Escoltado por policiais federais, Cachoeira chegou de camburão da Polícia Penitenciária Federal às 13h12. Ele deixou o presídio da Papuda, onde está preso desde o dia 18 de abril, transferido da penitenciária federal de Mossoró. Ele estava no Rio Grande do Norte desde 1º de março, um dia depois de ser preso no curso da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal.

Na segunda-feira (22/05), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de novo adiamento feito pela defesa de Carlinhos Cachoeira para que ele não comparecesse à CPI que investiga suas relações com agentes públicos e privados. Cachoeira já havia conseguido adiar o comparecimento à comissão de inquérito, previsto inicialmente para a última terça-feira.  O ministro Celso de Mello não acolheu a prorrogação de prazo pedida pela defesa para a análise dos autos. Como a CPI permitiu aos advogados o acesso aos documentos, cujo impedimento havia motivado a primeira decisão liminar em favor do adiamento, o ministro considerou afastado o obstáculo ao comparecimento do investigado.

Após o primeiro adiamento, na semana passada, a CPI tomou a decisão de permitir o acesso dos advogados aos documentos, inclusive no fim de semana, e de reconvocar o investigado para esta terça. A Advocacia Geral do Senado encaminhou ao STF um agravo regimental, instrumento jurídico destinado a provocar a revisão de uma decisão judicial.

Com a nova convocação, a defesa solicitou ao STF, na última quinta-feira (17), tempo para analisar os documentos. A mesma solicitação foi encaminhada à CPI. O pedido da defesa foi para que a comissão fornecesse cópias do material e o tempo de três semanas para que o conteúdo fosse analisado. Além disso, a defesa requereu que, no decorrer desse prazo, fosse possível conversar reservadamente com o investigado sobre os dados obtidos.

Como Cachoeira comparecerá à CPI na condição de investigado, há a possibilidade de que ele recorra ao direito de permanecer em silêncio para não se incriminar, conforme já adiantou seu advogado, Márcio Thomaz Bastos.

A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito poderá ser acompanhadaa partir das 14 horas, pela Rádio Senado e pelos canais da TV Senado na internet.

 

Por determinação do Regimento Interno do Senado, a TV Senado está obrigada a transmitir a Sessão Plenária, que acontece no mesmo horário.

 

Os canais da TV na internet estão disponíveis no endereço http://www.senado.gov.br/noticias/tv/

 

A Rádio Senado pode ser ouvida em Brasília (91,7 MHz),

 

Natal (106,9), Cuiabá (102,5), Fortaleza (103,3) e Rio Branco (100,9)

 

Com informações da Agência Senado

Foto: André Correa/Liderança do PT no Senado 

To top