Cenário de crise é o mesmo para países do continente americano, diz Humberto

Cenário de crise é o mesmo para países do continente americano, diz Humberto

Humberto articulou a vinda para o Brasil da reunião do ParlAméricas de 2016Durante a 12ª Assembleia Plenária do Parlamento das Américas (ParlAméricas), realizada no Panamá, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentou aos parlamentares das Américas e do Caribe os avanços brasileiros em temas como a saúde pública e o aumento da participação feminina no Legislativo. Segundo Humberto, o evento desponta como um foro privilegiado para a troca de experiências e mostrou, na edição deste ano, que as crises política e econômica são generalizadas na região.

“O cenário de crise é o mesmo para todos nós, seja do ponto de vista político, seja do ponto de vista econômico, em razão de que o Legislativo tem um relevante papel na indicação de novos e criativos caminhos [para superar essa situação”, disse o líder, nesta terça-feira (9), em discurso ao plenário.

O ParlAmericas opera como um fórum independente para os parlamentares das Américas empenhado no diálogo político de cooperação entre os países. Após articulação de Humberto, o evento será sediado no Brasil em 2016, entre setembro e outubro.

“Será uma grande oportunidade para que possamos sediar um evento desse porte e ter aqui conosco congressistas das três Américas e do Caribe para avançarmos nessa pauta democrática e de cooperação entre os legislativos de todos os 35 países do continente”, destacou o senador.

Mais Médicos

Durante o evento no Panamá, em um painel, o senador petista apresentou a experiência “exitosa” do programa brasileiro Mais Médicos, do governo federal. Ele lembrou que, atualmente, a iniciativa cobre 73% dos municípios brasileiros, o que representa cuidados com atenção básica para 63 milhões de cidadãos.

O líder ressaltou que o programa – que conta com a participação de médicos estrangeiros, especialmente de Cuba –, atualmente, vem tendo suas vagas preenchidas por profissionais brasileiros. Ainda de acordo com Humberto, o Mais Médicos chamou a atenção dos colegas de Legislativo.

 “Uma colega da República Dominicana me pediu que passasse a ela a lei criadora do Mais Médicos porque quer levar essa ideia para o seu país, esperando contar com a valiosa ajuda dos médicos cubanos, cuja disposição nos fez transformar a realidade brasileira”, disse. 

Mulheres no Parlamento

As ações que vem sendo tomadas para ampliar a participação feminina no Legislativo também foi tema de debate no ParlAméricas. No encontro, Humberto narrou aos colegas a decisão aprovada no Senado brasileiro de estabelecer uma cota mínima de cadeiras para as mulheres na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Distrital e nas Câmaras Municipais.

“Seguramente, foi um grande avanço que, espero, seja referendado pela Câmara dos Deputados, o que deve colocar o nosso país na frente desse debate em todo o continente”, afirmou o líder.

Leia mais:

Articulação de Humberto garante Brasil como sede de assembleia do ParlAmericas

To top