Conheça a plataforma digital criada pelo Governo para interagir com o cidadão

Conheça a plataforma digital criada pelo Governo para interagir com o cidadão

Portal faz adequação da linguagem técnica para um formato de mais fácil compreensão por parte do cidadão. 

 

Para otimizar a comunicação com o cidadão, foi criada a Identidade Digital de Governo. Esse projeto busca padronizar os portais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão. Os conteúdos, módulos e funcionalidades foram criados para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Governo Federal, assim como possibilitam, por meio de vídeos, infográficos, textos, aplicativos, vídeos, que as notícias sejam facilmente compreendidas.

A nova Identidade também garante uma navegação acessível, para pessoas com deficiência, e adota conceito de web responsiva, ou seja, a páginas se adaptam automaticamente e podem ser visualizadas tanto em um computador quanto em smartphones e tablets, garantindo uma visualização mais uniforme.

“A ideia é diminuir a assimetria que existe entre governo e cidadão”, explicou a presidenta Dilma, durante a cerimônia de lançamento do Gabinete Digital, realizada na última sexta-feira (27). “Nosso objetivo é melhorar o acesso das pessoas às informações, para que elas possam contribuir, criticar e intervir nas ações de governo”.

O novo Portal Brasil faz a adequação da linguagem técnica governamental para um formato de fácil entendimento para o cidadão, com atualização diária de notícias e promovendo a convergência de conteúdos dos 39 ministérios e de mais de 260 órgãos federais.

No endereço www.servicos.gov.br, o cidadão pode encontrar, por exemplo, a lista de serviços oferecidos pelo Governo Federal, organizados em ordem alfabética para auxiliar o cidadão a encontrar o serviço necessário de forma rápida e simples. Além disso, o site ainda faz a separação dos serviços oferecidos por duas categorias de interessa: Serviços aos Cidadãos e Serviços às Empresas.

Ao acessar brasil.gov.br/lançamento, o cidadão ainda pode emitir a sua opinião sobre o novo formato do Portal Brasil. No local, onde o cidadão, para se manifestar, necessita apenas colocar seu nome e email, ele pode opinar sobre as novidades do Portal, sugerir mudanças e assuntos de destaque para a página. 

Ao longo da semana, o site da Liderança do PT no Senado vai apresentar e detalhar os demais aspectos e funcionalidades do novo Portal Brasil.

Conheça a Identidade Digital de Governo
{youtube}BGzfIhIUF68#t=22{/youtube}

Conheça o novo Portal Brasil

Clique aqui para deixar sua opinião no Portal

Leia mais:

Dilma lança ofensiva na web e aproxima Governo da população

To top