Dilma lança ofensiva na web e aproxima Governo da população

Presidenta lança novo portal de acesso às informações públicas, serviços, prestação de contas e participação popular. 

Dilma lança ofensiva na web e aproxima Governo da população

“Tornar cada vez mais esse Governo Digital e aberto é o que nós queremos”.

dilma

“Nosso objetivo é melhorar o acesso das pessoas às
informações, para que elas possam contribuir,
criticar e intervir nas ações de governo”

Para ampliar o acesso do cidadão à informação pública, serviços, prestação de contas e participação popular nas decisões, o Governo Federal lançou o Gabinete Digital, iniciativa online que vai coordenar a integração das redes sociais oficiais e simplificar os canais de acesso do cidadão ao Governo.

“A ideia é diminuir a assimetria que existe entre governo e cidadão”, explicou a presidenta Dilma, durante a cerimônia de lançamento do Gabinete Digital, na tarde desta sexta-feira (27). “Nosso objetivo é melhorar o acesso das pessoas às informações, para que elas possam contribuir, criticar e intervir nas ações de governo”. Dilma destacou que é decisão do governo construir uma prática sistemática de ouvir os diversos segmentos.

“Isso significa que queremos construir uma prática sistemática de ouvir as ruas, o que querem as universidades, o que querem as pessoas do campo, dos diferentes segmentos sociais, e ouvir as redes sociais, ter com elas uma interação. Isso que permite que eu diga que o portal Brasil, que estamos hoje lançando na nova forma, é mais um instrumento pra exercício da cidadania (…) Tornar cada vez mais esse Governo Digital e aberto é o que nós queremos.”, disse.

O Gabinete Digital oferecerá notícias, serviços e dados brutos, reunindo informações de todos os ministérios e órgãos públicos federais. As notícias funcionarão como uma prestação de contas, para que os brasileiros conheçam as ações de governos. Ele já estreia oferecendo 583 serviços de 12 Ministérios e, até o final do ano, deverá integrar todas as pastas. Os dados brutos — sem interpretações, ficam acessíveis “para que os cidadãos façam com eles o que quiserem, inclusive usá-los como argumento para criticar o Governo”, explicou a presidenta.

O Gabinete também permite que o cidadão envie perguntas, críticas e sugestões diretamente para a assessoria da Presidência da República, auxiliando a tomada de decisões estratégicas do governo. O objetivo da iniciativa é que o cidadão participe da elaboração das políticas públicas: “não apenas aprovando ou desaprovando, mas ajudando a construí-las”, afirmou o posta-voz da presidenta, Thomas Traumann.

 “Isso significa que queremos construir uma prática
 sistemática de ouvir as ruas, o que querem as
 universidades, as pessoas do campo, dos diferentes
 segmentos sociais, e ouvir as redes sociais”

A primeira entrega do Gabinete Digital é a reformulação do Portal Brasil, em um trabalho conjunto com a Secom e o Ministério do Planejamento. Estreando uma página no Facebook, o novo Portal Brasil pretende ser a porta de entrada da relação do cidadão com o Governo Federal, reunindo num único local  informação, serviço, prestação de contas e participação social. 

Informação – O novo Portal Brasil será a principal fonte de informação pública na internet. Ele irá agregar, em tempo real, todas as notícias divulgadas pelas assessorias de comunicação dos ministérios. Contará, ainda, com conteúdos da TV NBR, com destaque para as transmissões ao vivo.

Serviços – Por meio do Portal Brasil, o cidadão terá acesso a 583 serviços públicos online, como emissão de um Darf ao pedido de passaporte, cálculo da Previdência e pedido de inscrição no FIES, dentre outros.  

Transparência – O Portal Brasil também dará acesso ao Portal da Transparência (a página da Controladoria Geral da União, com dados detalhados sobre a execução orçamentária e financeira do governo federal) e ao Portal da Legislação (mantido pela Casa Civil, com um sistema atualizado diariamente de todas as leis e decretos em vigor no País).

Servidor – Reformulado, o novo Portal do Servidor será o principal canal de informação de interesse do servidor. Ele terá informações da carreira, dos concursos e notícias que ressaltem o papel dos servidores como  protagonistas das políticas públicas.

Fale com a Presidenta – Por meio do Portal Brasil o cidadão poderá enviar uma pergunta, uma sugestão ou uma crítica que será respondida pela assessoria da Presidência da República.

Dados Abertos – O novo Portal oferecerá 2.900 sistemas de dados, livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

Aplicativos – Estarão disponíveis no portal 30 aplicativos públicos para celulares e tablets.

Identidade visual – O novo Portal Brasil inaugura a nova identidade de comunicação digital do governo, a ser seguida no futuro por todos os órgãos públicos. Além de uma identidade unificada, o projeto assegura acessibilidade, para que pessoas com deficiência possam interagir com seus conteúdos, facilidade na navegação e responsividade, que permite a visualização do mesmo conteúdo em computadores, smartphones e tablets.

Em outubro, o Gabinete Digital irá ampliar os canais de diálogo online com a sociedade. O Portal Planalto (com notícias da Presidência da República) será reformulado, com versão interativa no Facebook. E será criado um canal de participação social, privilegiando o debate e a proposta das políticas públicas. 
 

Endereços:

Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/

Twitter: https://twitter.com/portalbrasil

Youtube: http://www.youtube.com/canalportalbrasil

Facebook: https://www.facebook.com/portalbrasil

Twitter da presidenta Dilma: @dilmabr

Instagram: @palaciodoplanalto

To top