Donizeti Nogueira homenageia Lula: “o Brasil precisa da sua teima”, disse

Donizeti Nogueira homenageia Lula: “o Brasil precisa da sua teima”, disse

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) disse em plenário, nesta quinta-feira (29), que os governos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva representaram o fortalecimento do Brasil perante o mundo. Para o senador, o respeito que o País conquistou frente a outros países e a relevância que o Brasil obteve por meio da formação do G-20 foram conquistas dos últimos 12 anos. 

Em homenagem pelo aniversário de 70 anos do ex-presidente, Donizeti disse que poderia” tecer um longo rosário dos programas desenvolvidos, criados, fortalecidos ou consolidados” por Lula durante seus oito anos como presidente do Brasil. Mas destacou a importância internacional do País como Nação. 

“Hoje, não se fala, como se falava, no poder, na força e na capacidade de intervenção dos sete maiores países do mundo, porque as discussões dos países mais desenvolvidos, de maior força econômica e política acontecem no G-20”, observou o senador. 

Ele lembrou que a construção do Brics (os chamados países emergentes, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) também contou com o empenho pessoal do ex-presidente e hoje é uma realidade consolidada. 

“Então, ao completar 70 anos, camarada, companheiro, presidente Lula, precisamos ainda da sua coragem, da sua audácia, da sua perseverança e, sobretudo, da sua teima, para ajudar o Brasil a passar por este momento de dificuldade que enfrentamos, sobretudo política, e para dar continuidade a esse processo de transformação social, política e cultura cuja construção iniciamos”, afirmou. 

Bolsa Família

Lembrando a trajetória de vida de Lula, Donizeti falou da importância de um dos mais bem-sucedidos projetos consolidados na primeira gestão do petista: o Bolsa Família.  “O programa retirou 36 milhões de pessoas da miséria extrema e. por conta de ações integradas do programa, como a obrigatoriedade de frequentar a escola e o acompanhamento médico, mudaram a vida dos mais pobres, que agora podem sonhar com o futuro”, comemorou. 

Para ele, Lula pensou e continua pensando grande e teve coragem para enfrentar problemas brasileiros que ninguém nunca mais teve coragem de enfrentar. “Ele (Lula) enfrentou a possibilidade de pensar um País com fome zero. E, quando lançou o Programa, foi muito criticado por aqueles que não entendiam sua extensão e dimensão; foi criticado por aqueles que sabiam que esse programa poderia fazer a redenção de muitas vidas e conduzir muitos brasileiros e brasileiras ao caminho da emancipação”, recordou. 

Popularidade

Outra façanha de Lula, destacada pelo senador, foi terminar seu mandato com 80% de popularidade, após oito anos de governo. “É uma façanha que entra no terreno da impossibilidade, quando se leva em consideração que Lula enfrentou e enfrenta uma campanha constante, mentirosa, imoral, que tenta desesperadamente desconstruir a imagem e o legado do melhor Presidente da história do Brasil, disse. 

“Ele é uma das raras e fantásticas lideranças que conseguem transcender os limites de sua origem social, de sua cultura e de seu tempo histórico. Ele figura no rol escasso dos líderes que rompem os limites, mudam a realidade, fazem a diferença na vida das pessoas, fazem história”, concluiu. 

 

Leia mais:

Aos 70, Lula ainda faz história, por Rui Falcão 

Humberto: Lula tem a maior certeza de voto mesmo com espancamento midiático 

To top