Em nota, Lula desmente jornal e reafirma apoio à presidente Dilma

Em nota, Lula desmente jornal e reafirma apoio à presidente Dilma

“São fantasiosas, sem qualquer base real,
as opiniões que me foram atribuídas pela
Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota contestando a reportagem “Constituinte foi barbeiragem do governo, diz Lula a aliados”, publicada na edição desta sexta-feira (28) do jornal Folha de S. Paulo. Lula qualifica como “fantasiosas” as opiniões a ele atribuídas e reafirma sua convicção sobre a “competência e firmeza” do governo Dilma.

“Não fiz qualquer crítica nem em público, nem em privado à atuação da presidenta Dilma Rousseff nos recentes episódios. Ao contrário, minha convicção é de que a companheira Dilma vem liderando o governo e o país com grande competência e firmeza, ouvindo a voz das ruas, construindo soluções e abrindo caminhos para que o Brasil avance, nossa democracia se fortaleça e o processo de inclusão social se consolide”, diz o texto.

O petista ainda avalia que Dilma demonstrou “extraordinária sensibilidade” aos clamores dos manifestantes que estão saindo às ruas e considerou meritória e estratégica a convocação de um plebiscito sobre a reforma política.

 

O que diz a reportagem

Segundo a Folha, o ex-presidente teria dito a aliados que a estratégia do governo para dar resposta às ruas era uma “barbeiragem”. A matéria diz ainda que o Lula considerou “atabalhoada” a convocação de uma constituinte para promover uma reforma política.

O texto, entretanto, não cita quem seriam esses supostos aliados.

Confira a íntegra da nota:

“São fantasiosas, sem qualquer base real, as opiniões que me foram atribuídas pela Folha de S.Paulo, em matéria publicada hoje na página 4 do jornal. Não fiz qualquer crítica nem em público, nem em privado à atuação da presidenta Dilma Rousseff nos recentes episódios. Ao contrário, minha convicção é de que a companheira Dilma vem liderando o governo e o país com grande competência e firmeza, ouvindo a voz das ruas, construindo soluções e abrindo caminhos para que o Brasil avance, nossa democracia se fortaleça e o processo de inclusão social se consolide.

Em particular, a presidenta mostrou extraordinária sensibilidade ao propor a convocação de um plebiscito sobre a reforma política. A iniciativa tem o mérito de romper o impasse nessa questão decisiva, que há décadas vem entrando e saindo da agenda nacional, sem lograr mudanças significativas. Ouvindo o povo, nosso sistema político poderá se renovar e aperfeiçoar. É o que se espera dele.

Luiz Inácio Lula da Silva”

To top