O investimento do governo federal na última década foi decisivo para que chegássemos à marca de mais de sete milhões de estudantes universitários no Brasil em 2014Nesta semana, a Fundação Perseu Abramo apresentou um estudo inédito que tem por objetivo verificar em que medida os programas federais vem contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior dos jovens de 18 a 24 anos.
A pesquisa mostra o quanto o Brasil avançou nos últimos anos na área da educação. O investimento do Governo Federal na última década foi decisivo para que o País à marca de mais de sete milhões de estudantes universitários em 2014.
“O Brasil vem passando por mudanças na oferta educacional. A partir das duas últimas décadas, observou-se a redução significativa do analfabetismo e universalização do ensino fundamental”, diz trecho do documento.
A evolução histórica das informações revelaram avanços no campo educacional nos últimos 15 anos. O primeiro aspecto, de acordo com o documento, foi a redução do contingente de jovens entre 18 anos e 24 que não haviam concluído o ensino fundamental de 49,2% para 18,6%, entre 1998 e 2012. A parcela dos jovens que havia apenas concluído o ensino fundamental se manteve praticamente estagnado ao longo do período, variando de 25,5% para 26,4%.
No período, também houve expansão do ensino médio e do superior. Apesar da expansão, o acesso dos jovens ao ensino superior é ainda muito restrito e concentrado nas camadas mais ricas da população.
Algumas iniciativas visando a alteração dessa realidade foram formuladas pelo Governo Federal. Entre elas, destacam-se o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das niversidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Lei de Cotas e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica.
Em sua página do Facebook, o ex-presidente Lula, utilizando trecho da pesquisa, aponta que “com o esforço conjunto da União, estados e municípios, desde 2012 o número de estudantes no Ensino Superior é maior do que a quantidade de jovens que não concluíram o Fundamental”.
Leia a íntegra do estudo – ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS FEDERAIS NO PERÍODO RECENTE
Com informações da Fundação Perseu Abramo