Fátima batalha para incluir porto de Natal no plano federal de logística

Fátima batalha para incluir porto de Natal no plano federal de logística

Fátima: “Imagine como foi conviver com as condições precárias dos portos antes dos governos Lula e Dilma. Não tínhamos infraestrutura portuária e somos o maior produtor de sal do País”As projeções de investimentos nos terminais portuários brasileiros somam R$ 37 bilhões e esse valor se refere ao interesse apenas do setor privado em 16 projetos que serão licitados nos próximos meses, informou nesta manhã o ministro Edinho Araújo, da Secretaria Especial dos Portos. “O setor está aquecido e isso demonstra que existem demanda para os 16 projetos autorizados”, afirmou ele, durante audiência realizada na Comissão de Infraestrutura (CI). O ministro também disse que dará o apoio necessário à senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em seu esforço para atrair investidores para a construção modular do Berço 4 no Porto de Natal e as quatro defensas (base de sustentação) da ponte Newton Navarro sob o rio Potengi.

Fátima Bezerra afirmou que não havia notícia, ao longo dos últimos 30 anos, de investimentos significativos na área portuária do Rio Grande do Norte como ocorreu durante o governo Lula e Dilma. Os investimentos do PAC na área foram significativos para o estado. “Imagine como foi conviver com as condições precárias dos portos antes dos governos Lula e Dilma. Não tínhamos infraestrutura portuária e somos o maior produtor de sal do País”, afirmou. No primeiro semestre deste ano, a movimentação portuária teve crescimento de 27,49%, com a movimentação de 1 milhão de toneladas, sendo 233,1 mil toneladas no Porto de Natal e 864,5  mil toneladas no Terminal Salineiro de Areia Branca.

Embora a situação tenha melhorado, a senadora apresentou dois ofícios ao ministro Edinho Araújo em que pede a liberação dos recursos para iniciar o processo de licitação para a construção do Berço 4 e uma realização de uma audiência com o ministro. Fátima quer levar nesse encontro com o ministro toda a bancada do Rio Grande do Norte e o governador do estado para discutir a inclusão do Porto de Natal no Programa de Infraestrutura Logística (PIL). A senadora espera que a Secretaria dos Portos libere os recursos para a construção do Berço 4 (atracadouro), de 220 metros, no Porto de Natal, a pavimentação da retroárea externa do terminal e a construção das defensas da ponte Newton Navarro. “Essa obra na ponte atende a segurança das pessoas que transitam sobre ela e também permitirá que haja a movimentação de navios à noite, que hoje está proibida por falta das defensas”, explicou.

As obras são fundamentais no aspecto socioeconômico do estado, segundo Fátima, porque contribuirá para aumentar o fluxo do porto, permitindo que o terminal recepcione linhas de navegação para a Europa, Ásia e América do Norte, levando cargas secas e molhadas. O investimento no Berço 4 corresponde a R$ 275 milhões, sendo R$ 40 milhões do Orçamento Geral da União (OGU). Cerca de R$ 11 milhões já estão em poder da Codern, companhia docas estadual. “Houve a determinação para suspender o andamento das obras. Também fazemos um apelo para que a secretaria inclua na licitação o terminal portuário da margem esquerda do Rio Potengi”, pediu. Estudos realizados mostram que há investidores interessados, principalmente os chineses que estão fazendo o projeto de viabilidade da ferrovia bioceânica, que cruzará o Brasil de leste a oeste até chegar ao Oceano Pacífico, pelo Peru.

Marcello Antunes

To top