Fátima Bezerra quer debate sobre as políticas de apoio aos artesãos

Fátima Bezerra quer ações mais efetivas para valorizar cultura e tradições locaisA Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou, na manhã desta terça-feira (10), uma série de requerimentos que convidam os ministros George Hilton (Esporte), Cid Gomes (Educação) e Juca Ferreira (Cultura) para que apresentem aos senadores as propostas e diretrizes de suas pastas para os próximos dois anos (2015/2016). 

Os senadores também aprovaram proposta da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) que pede uma audiência pública para debater as políticas de apoio aos artesãos. Segundo ela, a categoria, que comemora sua data nacional no dia 19 de maio, reivindica melhores condições de trabalho e a regulamentação da profissão. Hoje, segundo a parlamentar, são 10 milhões de profissionais no Brasil, que valorizam a cultura as tradições locais e garantem o sustento de famílias.

A ideia é reunir os ministros Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Manoel Dias (Trabalho), Vinicius Lages (Turismo), além da secretária de Economia Criativa, Joana Nunes, o presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho,  e o secretário de Micro e Pequenas Empresas, Gulilherme Afif Domingos, com representantes da categoria, como a presidenta da Confederação Nacional dos Artesãos, Deonilda Machado. O objetivo é debater o Programa do Artesanato Brasileiro e verificar a necessidade de propor políticas mais efetivas, como a criação da Secretaria Nacional do Artesanato e Economia.

Fátima também apresentou outro requerimento pedindo uma série de audiências públicas para debater o financiamento da educação e o prazo de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Atualmente, a vigência estabelecida é para o período de 2007 a 2020.

Giselle Chassot

To top