Gleisi critica ódio e preconceito que vem tomando conta da política no Brasil

Gleisi critica ódio e preconceito que vem tomando conta da política no Brasil

Gleisi: A política e as redes sociais não podem ser o lugar da destruição, da agressãoNa semana que passou presenciamos maneiras das mais abjetas de tratar uma pessoa, ridicularizar sua condição de mulher, sua raça, pregar agressão sexual. Fiquei, como milhões de homens e mulheres, indignada com a violência de gênero cometida contra a presidenta Dilma Rousseff com a criação de adesivos misóginos, que incitam ao preconceito, desrespeito e agressão, e com os ataques racistas sofridos pela apresentadora de TV Maria Júlia.

Em relação à presidenta, não foi uma forma de protesto ou argumento político. Foi um desrespeito à mulher, mãe, avó Dilma, a representante do Estado Brasileiro e de seu povo. Atingiu a todas nós, mulheres.

As críticas políticas são essenciais ao processo democrático; gostar ou não de um dirigente político, querer mudanças, fazer campanha contra, é da democracia. O que não podemos admitir, sob pena de enfraquecer a democracia, é o ódio e preconceito que, infelizmente, estão tomando conta da política brasileira. A política e as redes sociais não podem ser o lugar da destruição, da agressão. Os autores desses adesivos são criminosos. Esse tipo de ação é um incentivo ao estupro. Não há nada de argumento político nisso. Apenas preconceito, misoginia e ódio.

O que vimos também acontecer com a apresentadora de televisão Maju, caso revoltante de desrespeito a uma mulher envolvendo o racismo, mostra bem o clima dos debates no Brasil e o posicionamento das pessoas, que tem sido, infelizmente, marcado pela raiva e agressividade. Não podemos nos calar diante dessas violências.

Por isso, diante desses fatos e de dezenas que nos chegam no dia a dia, de desrespeito, agressão e humilhação de mulheres, lançamos no Senado o movimento ?#?ÉPelaDignidadeFeminina. É um movimento para fortalecer o respeito ao ser humano, a participação da mulher na política e a dignidade feminina na sociedade. Participe, entre na comunidade do Facebook. Conte as histórias que você conhece. Não vamos ficar caladas. O que aconteceu não ofende apenas à presidenta, à Maju. Ofende a todas nós, mulheres, e aos homens que entendem que o respeito é fundamental.

Texto originalmente publicado no site do Esmael Morais, no dia 6 de julho, sob o título “Não é só pela Dilma #?ÉPelaDignidadeFeminina; #SomosTodosMaju”

To top