Violência policial do governo Richa agora se volta contra os estudantes

Violência policial do governo Richa agora se volta contra os estudantes

Gleisi: “Infelizmente, Richa está passando para o Brasil e o mundo uma imagem do Paraná como estado arrogante e antidemocrático”O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) “consegue sempre se superar, quando o tema é repressão e autoritarismo”, afirmou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ocupou a tribuna nesta terça-feira (20) para denunciar a violência praticada contra uma delegação de estudantes que se dirigia à Conferência Estadual de Juventude. Na madrugada do último dia 17, o grupo teve os ônibus interceptados pela polícia e foram revistados, assim como sua bagagem, por policiais fortemente armados e acompanhados por cães farejadores.

“Já vimos a história dele [Richa] com os professores e professoras, espancados quando lutavam pelos seus direitos. Agora acontece com os jovens”, protestou a senadora. “Os estudantes foram obrigados a sair dos ônibus para passarem por essa revista. Ficaram numa situação de vulnerabilidade”, relatou Gleisi, que militou no movimento estudantil e só passou por situação parecida na ditadura, durante a presidência do general Figueiredo. “Por que o estado do Paraná faz isso? Qual é o motivo?”, questionou ela.

A Secretaria de Segurança do Paraná afirmou em nota que a operação foi “padrão” e teve como objetivo “evitar a violência” durante a Conferência Estadual de Juventude. Para Gleisi, a justificativa é tão indignante quanto a violência da polícia, já que, desde o início dos governos petistas, foram realizadas centenas de conferências de juventude – reuniões que subsidiam a formulação das políticas públicas para o setor – em todo o Brasil e jamais foi registrado qualquer incidente que pudesse levar à revista policial.

A prova de que a “prevenção à violência” é mero pretexto, relatou Gleisi, é que a única delegação revistada foi a de Curitiba. “Subo a esta tribuna com muita indignação, porque estamos num País que conquistou a duras penas a democracia, que lutou muito para ter liberdade de expressão, para fazer encontros e para fazer as conferências”, afirmou a senadora, que prestou solidariedade aos estudantes. “Infelizmente, o governo de Beto Richa está levando para o Brasil e para o mundo a imagem do Paraná como um estado arrogante e antidemocrático”.

Cyntia Campos 

Leia mais:

 

Está na hora do governador do Paraná parar de mentir, afirma Gleisi

To top