Governo lança portal para ajudar empregadores domésticos

Objetivo é ajudar famílias que possuam trabalhadores domésticos a cumprir direitos trabalhistas

 

Os empregadores domésticos passaram a contar, na última segunda-feira (3), com mais uma ferramenta para tirar dúvidas e auxiliar no cumprimento das novas regras instituídas pela Emenda Constitucional nº72, de abril deste ano. Está disponível na internet o eSocial – Módulo Empregador Doméstico, plataforma desenvolvida em conjunto pelos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, Caixa Econômica Federal e Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Entre outras funcionalidades, os empregadores podem fazer registro de empregados, elaborar e imprimir folha de ponto, gerar aviso de férias e fazer o controle de horas extras, gerar contracheques e recibos, além de calcular as contribuições previdenciárias de patrões e empregados.

A partir da regulamentação de alguns pontos da Emenda Constitucional, serão disponibilizadas novas funcionalidades, de maneira a permitir ao empregador o cumprimento de suas novas obrigações. O relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que regulamenta diversos pontos da Emenda 72, está prevista para ser votada na Comissão Especial na próxima quinta-feira (6). Após a regulamentação, uma nova sistemática será adotada para o recolhimento da contribuição previdenciária, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Imposto de Renda Retido na Fonte, com a geração de um único documento de arrecadação, com os valores calculados automaticamente.

As informações registradas pelos empregadores ficam valendo a partir de junho de ano. O Portal do Empregador Doméstico faz parte do Projeto eSocial, módulo do Sistema Público de Escrituração Digital.

Com informações de agências de notícias

Conheça o Portal do Empregador Doméstico

Leia mais:
Regulamentação da emenda das domésticas deve ser votada no dia 6

To top