Governo quer promover desenvolvimento no campo e na cidade, diz Donizeti

Donizeti elogiou lançamento de programa que fomentará o desenvolvimento econômico dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e BahiaO lançamento do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, em Palmas (TO), na quarta-feira (13), possibilitará o desenvolvimento ainda maior da produção agrícola na região que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A iniciativa foi criada por meio do Decreto nº 8.447, assinado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 6 de maio. Para o senador Donizeti Nogueira, o plano mostra o comprometimento do Governo Federal com o desenvolvimento do País nas áreas urbana e rural.

“O Brasil é um País que dá certo. Tem um governo que tem rumo, um governo que sabe aonde quer chegar: quer diminuir a desigualdade social e promover o desenvolvimento no campo e na cidade”, disse o parlamentar durante discurso ao plenário, nessa quarta-feira (13).

Donizeti participou com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do lançamento do programa no Tocantins. A iniciativa ainda será apresentada nesta quinta nos municípios de Balsas (MA) e Teresina (PI) e, na sexta-feira (15), de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O programa fomentará políticas públicas para promover o desenvolvimento econômico sustentável das atividades agropecuárias da região. Estão previstos, por exemplo, investimentos em obras de rodovias federais como a BR-235, a BR-040 e BR-242, além de ferrovias e hidrovias. O objetivo é melhorar a logística de transporte da produção agrícola e pecuária entre os estados do Matopiba.

“Esse programa reúne a inteligência acumulada pela pesquisa agropecuária e pelo desenvolvimento da mecanização, um território e um projeto estratégico de desenvolvimento para aquela que podemos considerar a última fronteira agrícola em áreas do bioma do Cerrado no Brasil e, quem sabe, no mundo”, destacou Donizeti.

Leia mais:

Dilma cria comitê gestor e lança plano de desenvolvimento do Matopiba

To top