Humberto Costa pede reconhecimento à ativista

Humberto Costa pede reconhecimento à ativista

Giselle Chassot

06 de dezembro/ 14:56

Foto: Fundação TerraEm uma área carente, onde o Poder Público muitas vezes não alcança, Airton Freire de Lima – mais conhecido como Padre Airton – faz a diferença desde 1984. Dois anos antes, levado por um grupo de jovens, foi conhecer a Rua do Lixo, em Arcoverde (PE). Impressionado com a miséria do lugar, resolveu rezar uma missa. A cena de uma criança faminta pedindo para comer a hóstia mudou a vida do jovem pároco, que resolveu morar na Rua do Lixo, conta líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que indicou o religioso para receber, nesta terça-feira (06) a comenda Dom Hélder Câmara, um dos maiores reconhecimentos do Brasil para ativistas da área de direitos humanos. “A partir daí, tudo é história”, resumiu Humberto, em pronunciamento durante a solenidade de entrega da premiação.

Da indignação do padre com a miséria local nasceu a Fundação Terra dos Servos de Deus. No ano 2000, veio a expansão: a Comunidade de Vida dos Servos de Deus e o Instituto dos Servos de Deus. A partir da primeira, nasceu uma série de grupos de oração denominada Grupos da Terra, apoiados pelo Instituto Padre Airton, o IPA.

Foi assim que o religioso que fala fluentemente três idiomas, foi professor nos mais importantes colégios do Recife, graduou-se em psicologia e especializou-se em Paulo Freire passou a atender, de forma direta, a mais de duas mil pessoas. “Eu me associo às homenagens aqui prestadas, sabedor da justeza deste tributo e com a certeza de que o trabalho da Fundação Terra vai continuar rendendo frutos. Mais ainda, que continuará multiplicando o número de beneficiários entre uma faixa da população que tem, quase sempre, o desamparo e o esquecimento oficial como características perversas e dolorosas”, disse Humberto.

 Leia mais:

 

 Comenda Dom Hélder Câmara: um prêmio para pescadores de almas

To top