Ideia é dar celeridade às questões que façam o país avançar, diz Humberto

Ideia é dar celeridade às questões que façam o país avançar, diz Humberto

Líder do PT afirmou que temas controversos serão alvos de ampla discussãoO líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e o senador Lindbergh Farias (RJ) serão os membros titulares da legenda na comissão especial destinada a propor soluções para a retomada do desenvolvimento nacional, cuja instalação está marcada para a próxima terça-feira (1º), às 15h. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em sessão no plenário, na semana passada.

O colegiado será formado por 13 senadores, indicados pelos líderes partidários. Além de Humberto e Lindbergh, o PT ainda terá Fátima Bezerra (RN) e Paulo Paim (RS) como suplentes.

Humberto avalia que há uma série de propostas listadas na chamada Agenda Brasil que podem contribuir para o processo de crescimento do país no período pós-ajuste fiscal. Segundo ele, é uma medida positiva, pois rompe o “cerco de inércia no qual a oposição insiste em colocar o país para atrapalhar seu crescimento”.

“Vamos fazer a avaliação ponto por ponto na comissão para emitir uma opinião aprofundada e para discutir como encaminhar aquilo que seja consenso já de imediato. A ideia é dar celeridade às principais questões que façam o país avançar”, afirmou.

Para o senador, os pontos sobre os quais há divergências nos partidos, no Governo e no PT também serão discutidos amplamente na comissão. “Os mais controversos, como a terceirização e a rediscussão sobre demarcação de terras indígenas, não podem prosperar antes que a gente tenha um debate denso e aprofundado, que pode, aliás, resultar na rejeição de todos eles.”

O parlamentar acredita que a Agenda Brasil, apresentada pelo presidente do Senado no último dia 10, é uma boa iniciativa. “É muito melhor do que o Senado aqui estivesse discutindo interesses corporativos ou pautas-bomba”, disse.

A comissão especial de senadores terá por objetivo sistematizar as propostas já existentes na Casa que tratem da promoção do desenvolvimento nacional. A ideia é que o colegiado selecione projetos de lei promissores dentro dessa área, unifique sua tramitação e emita pareceres para que possam ser votados no plenário de forma mais ágil.

A Agenda Brasil trata de uma série de iniciativas legislativas distribuídas em quatro áreas: melhoria do ambiente de negócios e infraestrutura, equilíbrio fiscal, proteção social e reforma administrativa e do Estado.

Veja a lista completa e atualizada das propostas da Agenda Brasil:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/08/20/veja-a-lista-completa-e-atualizada-das-propostas-da-agenda-brasil 

Assessoria do senador Humberto Costa

 

Leia mais:

 

Dilma elogia cooperação do Senado e apoia agenda medidas propostas por Renan

To top