Jorge vê manipulação de números nas manifestações pró-impeachment

Jorge vê manipulação de números nas manifestações pró-impeachment

Viana: “Foi uma forçação de barra a cobertura jornalística. Dava vergonha de assistir na GloboNews. Confesso que eles deixaram o profissionalismo de lado”, afirmouAs manifestações deste domingo – esvaziadas de Norte a Sul do País – foram um capítulo especial no enredo de setores da oposição, da imprensa brasileira e daqueles que de maneira articulada, com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tentam o impedimento da presidenta Dilma. O resultado das manifestações foi frustrante. “Na GloboNews, deixaram o profissionalismo de lado, porque era uma tentativa de dar uma dimensão a algo que não mostrava a realidade. Não sei se isso era para enganar as pessoas que estavam assistindo ou era para apostar que milhões de pessoas iriam para as ruas”, disse Jorge Viana, primeiro vice-presidente do Senado, em discurso na tarde desta segunda-feira (14). 

O senador observou que a crise política que o País atravessa afeta a área econômica e a crise nessa área será superada quando acabar a crise política. E a frustração de ontem de setores que querem a saída da presidenta Dilma foi visível, por mais que possa existir um conluio entre esses grupos. “Respeito quem foi para as ruas, porque está frustrado com nosso governo, mas não dá para esconder aquilo que a oposição quer esconder. Tentaram enganar a população dizendo que tem a ver com a Constituição. É mentira, é algo forjado na mentira”, afirmou. 

Jorge Viana acentuou que o impeachment está previsto na Constituição, mas a articulação de alguns parlamentares para esse fim está lastreada numa situação exdrúxula, ou seja, nas contas do governo de 2014. Portanto, durante o governo passado. Isso, por si só, é questionável por sua inconstitucionalidade. Os opositores apresentaram um pedido de impeachment copiando e colando os termos de um outro pedido que havia sido rejeitado pelo próprio presidente da Câmara. Só que desta vez Cunha aceitou. 

“Vi dois signatários do pedido de impeachment que foi recusado. Eles mostraram que cortaram, colaram e copiaram os termos, baseado nas pedaladas. Mas eles esqueceram de ouvir do líder do PSDB para algo que sempre fizeram, inclusive no governo de Fernando Henrique”, disse ele. 

Para Viana, a população percebeu que está sendo manipulada pela mídia e que essa mídia pode participar do conluio da oposição com o presidente da Câmara para tirar Dilma do poder. “Como diz o ditado: o povo não é bobo. A carapuça tem que ser vestida por todos, por causa da falta de credibilidade de quem faz política. Tenho confiança que o STF coloque as coisas nos eixos; que aqueles que estão associados a Eduardo Cunha possam entender o recado dado pelas ruas ontem”, finalizou. 

Marcello Antunes 

To top