Lindbergh apoia críticas de Dilma ao modelo de recuperação europeu

 

Em discurso feito na tribuna do Senado na tarde desta segunda-feira (19/11), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) apoiou as críticas feitas pela presidenta Dilma Rousseff, na Espanha, ao modelo de recuperação da economia europeia que está embasada num forte aperto fiscal e monetário, cujos resultados até agora afetaram basicamente a vida das pessoas com o agravamento da situação social naquela região. “Existe uma complexa equação macroeconômica que não pode ser revolvida com essa fórmula. Cortam gastos públicos, especialmente na área social e nos projetos de investimentos. Assim, a economia fica paralisada e a arrecadação pública diminui. Então, haverá um aumento dos déficits governamentais que, conjugado com PIBs em recessão, diminui a demanda governamental e das pessoas, provocando mais desempregos”, disse Lindbergh, baseado nas declarações feitas pela presidenta.

O remédio para diminuir a crise financeira e social da Europa tem sido exagerado no campo fiscal e, segundo Lindbergh, já contaminou a dívida soberana de diversos países. A dívida soberana exibe o grau de segurança que um país oferece aos investidores. Acontece, porém, que diversos países que estão seguindo a recomendação de cortar gastos, reduzir salários, aposentadorias produziu um efeito contrário, sinalizando que a principal riqueza dos países, a população, é a que mais está sendo afetada por essas medidas. “De fato, como falou a presidenta Dilma, a situação econômica e social de Portugal e Espanha é muito grave. Em setembro, o desemprego na Espanha foi de 25,8% e em Portugal, de 15,7%. O crescimento esperado na Espanha para este ano é negativo, 1,4% e o de Portugal de menos 3%”, afirmou.

Lindbergh citou em seu discurso a situação caótica que a população espanhola está enfrentando. Na semana passada, o governo foi obrigado a fazer um acordo com os bancos públicos para interromper por dois anos os despejos por inadimplência, um dos maiores problemas da crise resultado dos cortes de salários e das aposentadorias e das demissões. Em 2011, cerca de 77 mil famílias foram despejadas e no primeiro semestre deste ano 50 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas moradias. Entre abril e junho deste ano, a média diária de despejos foi de 526.

O senador observou que a presidenta Dilma enfatizou  o que o Brasil tem defendido nos fóruns internacionais, inclusive no âmbito do G-20, por considerar que a consolidação fiscal exagerada e simultânea em todos os países não é a melhor resposta para a crise mundial e pode, inclusive, agravá-la e produzir mais recessão. “O que temos visto são medidas que apesar de afastarem o risco de uma quebra financeira não afastam a desconfiança dos mercado. Não afastam a desconfiança das populações”, disse ele.

Igualmente à presidenta Dilma, Lindbergh afirmou que a única solução para o desemprego é o crescimento econômico distributivo, que gera e distribui renda, já que a receita adotada só piorou os números. A relação da dívida sobre o Produto Interno Bruto (dívida/PIB) da Espanha chega a 69,3%; a de Portugal atingiu 108%; a da Grécia está em 170%, a da Itália é de 120% e da Irlanda é de 106%. Quanto mais alto é essa relação dívida/PIB mais elevada é a possibilidade de um país quebrar, pelo excesso de desconfiança gerado. A dívida brasileira em relação ao PIB, disse Lindbergh, está em 35% e quanto mais baixa é esse percentual, maior é a segurança oferecida pelo país. Assim que tomou posse, em 2003, o presidente Lula recebeu o Brasil com uma dívida/PIB acima dos 60%.

Só que diante do início da pior crise do século, a opção foi oferecer crédito e apostar na valorização do salário mínimo e na geração de empregos. A política não apenas foi acertada porque promoveu a inclusão social de 40 milhões de brasileiros à sociedade de consumo, mas torna-se a cada dia uma referência para os países europeus que pretendem adotar uma fórmula socialmente inclusiva para sair da crise. Somente com o aperto fiscal, como mostrou a presidenta Dilma, Lindbergh não vê uma solução tão rápida.

Marcello Antunes

Leia mais:

Dilma: a grande estrela da Cúpula Ibero Americana


To top