Lula recebe prêmio Indira Gandhi pela paz e desenvolvimento

O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou nesta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010, numa solenidade realizada no Rashtrapati Bhavan (palácio presidencial) de Nova Déli. Mukherjee ressaltou que Lula merece o prêmio por sua defesa desses três princípios, que “foram os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi”.

Lula agradeceu a homenagem, destacando que ela pertence a todo o povo brasileiro, “que soube compreender que sem a luta pela paz e pela democracia não teria sido possível construir o Brasil que temos hoje em dia”, explicou.

Ele lembrou a influência que o pensamento de Mahatma Gandhi teve sobre sua formação política. “Descobri o conceito indiano da paz e da democracia com a leitura das doutrinas do Mahatma Gandhi, que mudou minha vida, então como sindicalista, e inspirou depois o que seria minha vida política”.

Ao abordar a crise econômica mundial, o ex-presidente brasileiro defendeu a necessidade de que o mundo aposte em lideranças que “não façam políticas em favor do mercado, mas do povo”, enfatizando que a atual situação enfrentada pela Europa e os Estados Unidos “não foi originada pelos povos”, mas pela “especulação e a irresponsabilidade do poder financeiro”.

“Notável transformação do Brasil”
Na cerimônia também discursou o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que ressaltou “a preocupação de Lula com os setores menos favorecidos”, e lembrou “a notável transformação econômica e social do Brasil durante seu mandato”.

A nora de Indira Gandhi, viúva de seu filho Rajiv Gandhi – ambos assassinados – e atual presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, descreveu Lula como “um dos mais carismáticos líderes de nossa geração”.

“Ínspiração para milhões”
O presidente indiano Pranab Mukherjee explicou que a premiação a Lula por sua contribuição para a eliminação da fome e promoção do lula622crescimento com inclusão social no Brasil e pela sua militância em prol do fortalecimento dos laços entre os países emergentes, o que resultou no estreitamento da parceria entre a índia e o Brasil.

Mukherjee também lembrou que Lula, com sua singular história de vida—ascendendo da pobreza para o principal posto de comando em seu País e para o reconhecimento internacional como estadista —inspirou milhões de compatriotas. “Seu engajamento dinâmico, no plano internacional sempre foi ancorado e inspirado na empatia e na solidariedade com o mundo em desenvolvimento. Começando pelos esforços para aprofundar os laços em seu próprio continente, a América do Sul, o presidente Lula forjou laços com a África, reconhecendo os laços históricos e econômicos de seu País com diversas nações daquele continente” added Mukherjee.

O prêmio Indira Gandhi já foi entregue a personalidades como o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. A cerimônia de homenagem a Lula deveria ter sido realizada e no ano passado, mas o ex-presidente precisou cancelar a viagem à índia em função do tratamento do câncer, na época recém descoberto.

Com informações do The Times of India online e da Agência EFE

Veja a relação dos prêmios recebidos pelo ex-presidente Lula após o término de seus mandatos 

To top