Margaridas querem democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade

Margaridas querem democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade

Movimentação começa nesta terça-feira. Na quarta, trabalhadoras rurais se reúnem com a presidenta DilmaComeça amanhã, em Brasília,a maior ação de massa organizada pelas mulheres de todo o mundo: a 5ª edição da Marcha das Margaridas, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e várias outras organizações da sociedade civil, em defesa da garantia dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, contra a precarização do trabalho; em defesa da democracia e por um Brasil soberano, sustentável, mais democrático, justo e igualitário no campo, cidade, águas e floresta.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Alessandra Lunas, diz que a 5ª Marcha apresentará sua pauta para o Congresso Nacional reafirmando o lema “Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça e autonomia, igualdade e liberdade”. Esse é o primeiro de oito eixos temáticos de projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Em sua mensagem aos participantes, Alessandra Lunas destaca que “a partir desta pauta, e dos textos que trazem nossas propostas, pretendemos avançar na instituição de leis que contribuam para solucionar problemas que desafiam as organizações de mulheres e que viabilizem a interlocução com a sociedade e o Estado para realizar as mudanças necessárias”.

Ela também afirmou o papel fiscalizador do Congresso Nacional para o fortalecimento de nossa democracia. É preciso democratizar a esfera de debate político, de decisão sobre o gasto público e promover mudanças radicais no planejamento e execução dos recursos públicos, ainda cegos às desigualdades de gênero e raça e incapazes de promover redistribuição social na magnitude necessária ao enfrentamento das profundas desigualdades existentes no Brasil”, afirma.

A Marcha vai entregar na quarta-feira (12), para a presidenta Dilma Rousseff, a pauta de reivindicações. São várias e estão divididas por regiões, onde as mulheres da região Amazônica pedem, por exemplo, a criação de uma mesa de diálogo permanente com o objetivo de discutir os impactos dos grandes projetos do PAC na Amazônia. Acesso à água potável a partir do Programa Água para Todos é outro pedido, assim como a defesa das famílias em situação de risco e o incentivo aos potenciais produtivos da cultura amazônica, com beneficiamento e comercialização da produção. Outras regiões do País também formularam suas reivindicações.

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas, para conquistar reconhecimento social e político e cidadania plena. Começou em 2000 e se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Nesta edição, as mulheres estarão nas ruas de Brasília protestando contra as desigualdades sociais, denunciando todas as formas de violência, exploração e dominação. É preciso avançar na democracia na construção da democracia e da igualdade para as mulheres.

PROGRAMAÇÃO

11 de agosto- terça-feira

08h às 12h – Chegada das delegações e credenciamento

14h – Conferência, Painéis Temáticos e Espaços Interativos
19h – Abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas
21h – Noite Cultural e Esportiva
 

12 de agosto – Quarta-feira
07h às 12h –
 Concentração e Marcha pela Esplanada dos Ministérios
15h – Resposta do Governo Federal à Pauta da 5ª Marcha das Margaridas

 

 Notícias da Marcha

Pauta para o Poder Executivo

 

 

To top