Número de empregos formais no setor quase duplicou, alçando o Brasil à quinta colocação no ranking mundial de postos de trabalhoEm 2014, o Brasil se tornou o 3º maior mercado de aviação doméstica do mundo, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Ainda de acordo com a secretaria, o número de empregos formais no setor quase duplicou, alçando o Brasil à quinta colocação no ranking mundial de postos de trabalho nessa indústria, com 3,1 milhões de empregos diretos e cerca de 8,5 milhões entre diretos, indiretos e induzidos.
A SAC também informou que a oferta de crédito dos bancos públicos para o setor cresceu 13 vezes e a receita turística internacional aumentou 170% no período.
Os números relativos à economia do setor reforçam a importância desta indústria na geração de negócios, empregos e renda e os impactos positivos no desenvolvimento regional, segundo o ministro do Turismo, Henrique Alves. “Isso se deve à capacidade do setor de atingir todas as camadas sociais”, afirmou Alves, durante participação na abertura da World Travel Market Latin America (WTM), feira de turismo que acontece anualmente em São Paulo.
Para Alves, é importante que o governo e o setor privado trabalhem juntos. “Em um ano desafiador como esse, é fundamental que estejamos unidos diante dos obstáculos. Temos avançado nessa missão. Se por um lado o mercado ampliou a oferta de assentos nas aeronaves, cresceu e reduziu as tarifas, por outro o governo está investindo na melhoria dos aeroportos e na construção de um plano de aviação regional. Se os empresários estão investindo em compra de equipamentos e avanços em infraestrutura, o governo libera crédito por meio de bancos públicos para o setor”, disse o ministro.
Um dos fatores que tem influenciado o mercado é a atuação do Ministério do Turismo no apoio a 20 mil projetos de desenvolvimento do setor em 4,6 mil municípios brasileiros. O objetivo é democratizar a atividade turística no Brasil e incorporar a classe C, que hoje representa mais de 50% da população do País. Embora mais de 100 milhões de brasileiros tenham condições de usufruir das atividades turísticas no país, 62 milhões viajam efetivamente.
Com informações do Ministério do Turismo
Leia mais:
Demanda de voos domésticos no Brasil alcança maior nível em 10 anos