Ministra francesa diz que Brasil pode ajudar políticas sociais de seu país

Ministra francesa diz que Brasil pode ajudar  políticas sociais de seu país

Marisol Touraine destacou que é necessário desenvolver novas ações para apoiar a população que empobreceu com a crise na Europa

“Queremos conhecer as experiências brasileiras de combate à pobreza para nos ajudar a qualificar as políticas sociais na França”, contou a ministra dos Assuntos Sociais, da Saúde e dos Direitos das Mulheres da França, Marisol Touraine. Em reunião com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na última quarta-feira (22), ela entendeu como o Brasil está construindo uma verdadeira rede de proteção social, com acesso à renda e ampliação de oportunidades.

“Estamos trabalhando para construir esta rede, fazendo com que o Estado assuma e cumpra sua responsabilidade”, afirmou Tereza Campello. “O Bolsa Família foi criado para atender a uma ampla parcela da sociedade que estava descoberta de políticas de seguridade. São pessoas que trabalham, mas cuja renda é baixa, mantendo-os na pobreza.”

A ministra brasileira explicou a evolução do programa de complementação de renda nestes 12 anos e demonstrou os importantes resultados na área da saúde – como a redução de 46% na mortalidade infantil por diarreia e de 53% por desnutrição – e na educação das crianças e jovens mais pobres. “Ao acompanhar 17 milhões de alunos que recebem o Bolsa Família, reduzimos em 41% a desigualdade educacional.”

Ela ainda apresentou como as iniciativas do Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, somaram esforços aos objetivos do Bolsa Família, integrando diversas iniciativas de inclusão produtiva e de acesso a serviços, a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “O Brasil Sem Miséria trouxe uma importante inflexão, com a criação da busca ativa. Hoje, o Estado é que é responsável por localizar as famílias que precisam e apresentar a elas os programas e serviços sociais que podem apoia-las.”

Marisol Touraine destacou que a “crise na Europa ampliou o empobrecimento da população”. E que há a necessidade de desenvolver novas ações para apoiar essas pessoas, “A rede social pública que temos hoje na França foi criada, em um momento de crise, no pós-guerra, para proteger a democracia, garantindo a coesão social.”

Tereza Campello contou que esse é um dos grandes desafios da política social brasileira. “Ainda temos uma parcela da população que precisamos convencer da importância do investimento na população mais pobre, na construção dessa rede de proteção social”, disse. A ministra francesa afirmou que o mesmo ocorre em seu país. “Política social se faz apenas com vontade política.”

 

Ministério do Desenvolvimento Social
  Leia mais: Autoridades internacionais elogiam conquistas do Brasil; imprensa escamoteia   Avanços sociais são reconhecidos internacionalmente, afirma Ângela   Política social do PT incluiu a redução da fome na agenda mundial, diz Gleisi  

To top