Mulheres: PT realiza encontro nacional com eleitas em 2012

A Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) realizará, nos dias 15 e 16 de março, o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo PT. O encontro reunirá, em Brasília, prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas em 2012, para debater a importância do planejamento na administração pública e o modo petista de governar e legislar, além de conhecer e discutir os programas do Governo Federal que podem ser desenvolvidos pelos municípios.

A luta pelo fortalecimento da mulher na política e na economia também concentrará as discussões do encontro. A secretária Nacional de Mulheres, Laisy Morière, explica que um dos pontos importantes do evento, será a discussão sobre a importância de haver mulheres na política. “Vai ser um encontro para pensarmos a política para este ano e 2014, além de debater a paridade de gêneros para construir um mundo de igualdade entre homens e mulheres”, afirmou Morière. “A sociedade ainda é muito machista e vê a mulher apenas como quem cuida da casa e da família”, avaliou.

De acordo com a secretária, o Brasil hoje é governado por uma mulher e a população vê a diferença na forma de implementar políticas. “Acredito que as mulheres têm outra visão de sociedade, um olhar diferente de mundo. E se existe uma nova visão, há também, uma nova maneira de fazer política, um novo caminho a percorrer” ressaltou a petista.

Laisy_Moriere_foto_Richard_Casas

“Acredito que as mulheres têm outra visão de
sociedade, um olhar diferente de mundo”

A Secretaria busca justamente estimular a participação política das petistas, tanto na disputa de cargos eletivos quando na formulação de propostas e na militância cotidiana. A eleição da presidenta Dilma foi um impulso para o trabalho da SNMPT nas eleições 2012, que incentivou as candidaturas femininas para as prefeituras e Câmaras de Vereadores. “As eleições municipais representam um momento importante para consolidar avanços e conquistas das mulheres. O debate sobre a realidade de cada cidade, com os cidadãos e cidadãs que nelas vivem permite identificar seus problemas, apresentar soluções e projetos e políticas para quem quer vê-la crescer com sustentabilidade e igualdade”, afirmava um documento aprovado pela SNMPT no início do ano passado. As mulheres atenderam a esse chamado e agora, eleitas, contarão com a instância partidária para apoiar os mandatos conquistados por elas nas urnas.

O Encontro vai contar com a participação do presidente do partido, Rui Falcão, além de ministras do Governo Dilma.

Com informações da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Foto: PT Nacional

Leia mais:

Inscrições para o Encontro de Mulheres Eleitas pelo PT encerram dia 25

Encontro com as mulheres eleitas irá debater modo petista de governar


To top